Complexo Veterinário da UFRR garante atendimento médico para animais da comunidade

A unidade funciona no Campus do Cauamé, Zona Rural de Boa Vista; para conseguir um atendimento, basta marcar pelo telefone (95) 98113-0454

Por Isaque Santiago | Foto: CVet

Encontrar uma clínica de confiança na hora em que o pet precisa de atendimento médico é uma das principais preocupações dos tutores de animais. Uma opção de confiança, e até mesmo viável financeiramente, é o Complexo Veterinário do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima (CVet/CCA/UFRR).

Inaugurada em 2015, a unidade já atendeu mais de 1,5 mil animais ao longo dos últimos sete anos. Funcionando no Campus Cauamé, na região de Monte Cristo, Zona Rural de Boa Vista, a unidade de saúde serve de laboratório para os alunos do curso de Medicina Veterinária e de pós-graduações na área.

O Complexo foi ampliado no segundo semestre de 2021 e passou a contar com setores de diagnóstico por imagem, como raio-X e ultrassonografia, patologia veterinária e o de clínica e cirurgia de grandes animais.

Entre os serviços ofertados está a castração de animais e atendimentos clínicos (Foto: CVet)

Na unidade são ofertados serviços de castração de animais, atendimentos e exames de necropsia, além de atendimentos clínicos e cirúrgicos, alguns exames laboratoriais de análises clínicas, ultrassonografia e exame de necropsia.

O CVet funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista e com Organizações Não Governamentais.

Aluna do aprimoramento, programa que atende os alunos de pós-graduação, Arissa Vasconcelos é uma das profissionais que atende no CVet. Ela explicou que para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato pelo telefone (95) 98113-0454.

“Nós atendemos no momento animais domésticos de pequeno porte, como cão e gato e às quintas-feiras pela manhã, o nosso professor de animais silvestres atende pets não convencionais”, disse.

Arissa destacou a importância do Complexo para a comunidade. “É muito benéfico, pois apesar de cobrarmos, os valores são sociais e acessíveis. Além disso, os veterinários que atendem são qualificados, são professores e doutores. As pessoas podem deixar os pets aqui e ter a confiança de que terão um bom atendimento”, afirmou.

Cvet é de extrema importância para a comunidade acadêmica

O Cvet possui consultórios, laboratório de patologia clínica e centro cirúrgico. Os atendimentos à população são feitos pelos professores e alunos de pós-graduação. Os alunos da graduação apenas acompanham como uma aula prática.

“Para a comunidade acadêmica é muito importante para a formação, já que os alunos podem ter a chance de aprenderem na prática e têm a oportunidade de acompanhar procedimentos e consultas. Em universidades que não possuem um complexo ou hospital escola os alunos quase não têm aula prática e aqui eles têm praticamente toda semana”, informou Arissa.

Como aluna do programa de aprimoramento, ela ressalta a importância do Complexo. “O Cvet é de extrema importância para formar profissionais capacitados e especializados em diversas áreas dentro da veterinária, onde atendemos e aprendemos com profissionais qualificados”, concluiu.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos