Concurso nacional – Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes é vencedora do 6º Prêmio Crianças Mais Saudáveis da Nestlé

Por: Redação | Foto: Diane Sampaio/Semuc


Em Boa Vista, uma escola vem fazendo a diferença na rotina alimentar dos alunos. É o caso da Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, uma das vencedoras entre as 32 mil unidades inscritas no 6º Prêmio Crianças Mais Saudáveis, da Fundação Nestlé Brasil em parceria com o Instituto Crescer. Ao todo, são contempladas anualmente dez instituições de ensino entre as cinco regiões do país.

O Prêmio Crianças Mais Saudáveis é um concurso cultural para escolas públicas com ensino fundamental I (anos iniciais) e II (anos finais) que visa estimular a prática de cinco hábitos saudáveis na comunidade escolar, sendo eles: beber mais água, brincar ativamente, alimentação nutritiva e variada, curtir as refeições juntos e porcionar para comer melhor. 

Com o projeto “Trilhando Hábitos Saudáveis”, a escola vai receber R$ 38 mil investidos em benfeitorias, como aquisição de mobiliário, contratação de mão de obra, facilitadores, compra de objetos, equipamentos e/ou estruturação/revitalização de espaços para implantação da prática de hábitos saudáveis, além de mentorias pedagógicas à distância e premiação para os autores.

A coordenadora pedagógica Elisane Araújo e a professora Eliene Barros explicam que a criançada aprende percorrendo um trajeto que envolve habilidade física e mental.

“O projeto começou com a Trilha do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e, desde então, expandimos para toda a escola. A ideia é proporcionar momentos em que eles não apenas gastam energia correndo, mas também aprendem de forma útil e interativa durante os intervalos, brincando”, contou Elisane.

As atividades se estendem para a sala de aula, onde os alunos esperam ansiosos pelo momento de aprender. “A interação ao ar livre faz toda diferença. Eles ficam muito mais interessados e empolgados, o que reflete no aprendizado. Estão se mostrando motivados nas atividades em sala de aula e isso faz uma diferença significativa”, disse a professora Eliene.

“O projeto atende as necessidades da nossa comunidade com a promoção de hábitos saudáveis, prática de exercícios físicos, alimentação moderada e compreensão das porções adequadas de alimentos. E todos os alunos participam. As crianças do 1º Ano ficam com a Cozinha Pedagógica. E os demais participam da trilha e da Gincana dos Conhecimentos. É um conjunto de ações que resulta na Praça Ecológica”, conta Edinar de Souza, a gestora da Raimundo Eloy Gomes.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.