Conheça a Quiropraxia: técnica que alivia dores corporais e problemas de postura

A técnica também é utilizada para aliviar dores de cabeça, formigamento e falta de tato

Por Isaque Santiago | Foto: divulgação

Longas jornadas de trabalho em frente ao computador ou em outras posições que exijam um esforço repetitivo do corpo podem causar problemas posturais, dores na coluna, pescoço, articulações e fadiga muscular. Uma forma de tratar esses problemas e aliviar as dores é a Quiropraxia.

Matheus Oliveira

O fisioterapeuta com especialização em Quiropraxia, Matheus Oliveira, atende em uma clínica particular em Boa Vista. Ele afirmou que apesar da Quiropraxia ser uma ferramenta para tratar problemas já existentes, ela também pode ser aplicada de maneira preventiva.

A Quiropraxia auxilia no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-esquelético e pode ser usada como tratamento para problemas ligados às articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do corpo.

“A Quiropraxia é recomendada pra todo tipo de pessoa. Existe Quiropraxia para criança, uma especialidade que ainda está em desenvolvimento no Brasil, para jovens e adultos. Não existe uma idade pré-determinada”, explicou.

Benefícios

Um dos principais objetivos da quiropraxia é proporcionar melhoria na qualidade de vida do paciente. Entre as disfunções que podem ser tratadas com uso da técnica estão: escoliose, lombalgia, ciatalgia e algumas disfunções como alguns encurtamentos que posteriormente podem causar uma escoliose.

“A Quiropraxia também trata dores de irradiação, dor de cabeça, dores que causam formigamento em alguma parte do corpo, falta de tato, falta de força em alguma parte do corpo como nas mãos, braços e pernas”, detalhou o fisioterapeuta.

Oliveira ressaltou que, no entanto, é preciso cautela em algumas situações. “Algumas coisas precisam ser avaliadas antes de recomendar a Quiropraxia. Por exemplo, um paciente idoso com problemas de osteoporose não poderá utilizar as técnicas, pois está em uma situação de fragilidade”, pontuou.

Manutenção

O fisioterapeuta frisou que a manutenção da Quiropraxia pode ser feita uma vez ao mês quando o paciente não apresentar dor ou grandes mudanças em estruturas corporais.

Já para pacientes agudos que necessitam de atendimento de urgência, o ideal é realizar dois atendimentos com um dia de diferença. A primeira sessão é para amenizar a dor no primeiro atendimento e diminuir rigidez corporal, já na segunda são feitos os ajustes finais no paciente.

“Outra rotina é estabelecida para praticantes de atividades físicas que necessitam manter uma evolução e altos impactos no treinamento. A recomendação é a cada 15 dias fazer uma sessão”, concluiu.

1 thought on “Conheça a Quiropraxia: técnica que alivia dores corporais e problemas de postura

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos