De jovem aprendiz a empresária, Itaynara Brasil relembra carreira e incentiva outras mulheres: ‘não pare!’

Dona da Pharmapele em Boa Vista, a empresária teve altos e baixos até conseguir estabilidade no ramo

Por: Bruna Cássia | Fotos: arquivo pessoal

Traçar o caminho para o sucesso nem sempre é fácil. A farmacêutica Itaynara Brasil que o diga! Proprietária da farmácia de manipulação Pharmapele, em Boa Vista, a empresária teve uma árdua jornada até conseguir estabilidade no ramo.

Para você entender bem essa história, a gente precisar voltar lá atrás, em 2005, quando a Itaynara tinha apenas 16 anos.

Foi nesta época que ela começou a trabalhar como Menor Aprendiz na Drogaria Tocantins. “Comecei a trabalhar muito cedo. Até então não tinha nem ideia que um dia eu poderia empreender, ainda estava no ensino médio, e eu conciliava estudos e trabalho”, iniciou.

O marido da Itaynara, que na época era namorado dela, a incentivou a cursar Farmácia, o mesmo que ele fazia. “Você já está no ramo, tenho certeza que vai gostar!”, disse ele.

Apesar de nunca ter pensando em estudar esse curso, ela decidiu tentar: passou no vestibular, cursou, formou e se apaixonou pelo mundo da cosmetologia.

“Então dei meu primeiro passo como empreendedora com a distribuidora Adcos, que foi a primeira loja sob minha gestão. Eu fazia pedido, atendia cliente, atendia profissional, realizava visitas nos consultórios, e muito mais”, relembrou.

Em pouco tempo a marca foi levada para o interior do estado. “Começou a crescer de tal forma que colocamos pontos de distribuição em algumas clínicas de estética da cidade e no interior”, contou.

Foi nesse período que ela viu que as coisas não eram fáceis e começou a vivenciar uma rotina bem difícil. “Apanhei muito no começo, foi difícil, era muito nova. Empreender tem grandes desafios. Esse trabalho durou dois anos, então decidi que estava na hora de encerrar e procurar uma marca que eu pudesse desenvolver mais, que me permitisse crescer e que acreditasse no meu potencial”, descreveu o que pensou.

Itaynara Brasil

Com isso, surgiu a ideia de montar uma farmácia de manipulação. Ela iniciou as buscas para saber como é uma farmácia desse tipo, quanto custava o investimento, faturamento, etc.

“Pesquisei várias franquias e a que me interessei de primeira foi a Pharmapele, uma empresa que tem mais de 30 anos de expertise, foi pioneira na implantação da pesagem computadorizada, tem mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil, sempre em busca da inovação e tecnologia. Quando eu vi, pensei: é essa!!!”, relatou.

E assim, em 2017 chega em Boa Vista a Pharmapele Farmácia de Manipulação. “Mergulhei de cabeça no mundo magistral, afinal era um mundo novo para mim, então eu precisava dar o sangue, porque todo meu investimento estava ali”, continuou.

Para ela, o primeiro semestre foi desafiador, difícil e árduo. “Tive que aprender muito sobre gestão de estoque. Mais uma vez a logística é bem complicada, fui aprendendo com erros, e muito focada na inovação. Sempre tive muito bem claro na cabeça que meu propósito é trazer solução aos prescritores e aos pacientes, oferecendo o que há de melhor e moderno no mundo magistral”, frisou.

Mas o trabalho não parou por aí. A Itaynara buscou se qualificar ainda mais para ofertar o melhor serviço possível.

“Estudei muito, fiz cursos, pós-graduações, treinei e treinei um pouco mais. Procuro me reinventar todos os dias, me proponho a desaprender e reaprender sempre, para melhorar e continuar crescendo”, comentou.

Hoje a Pharmapele tem quatro anos em Boa Vista e se tornou um verdadeiro caso de sucesso. Ao longo desses anos, a empresária só viu crescer as parcerias e os relacionamentos com os demais profissionais. Ela credita parte do sucesso à equipe que a acompanha.

“Como sempre digo: não há nada que pare uma equipe fortemente engajada e comprometida. O time Pharmapele é assim. Sem eles nada disso seria possível”, adicionou.

Ela afirma que se encontrou no empreendedorismo e ama inspirar, além de se inspirar em muitas mulheres. “Inclusive a CEO da Pharmapele é uma grande mulher, tem uma linda história de vida, inspiração para muitas”.

Ela tem, agora, gestão sob duas franquias: a Pharmapele e a Dermage, que são dermocosméticos para os cuidados da pele. “Sou muito realizada profissionalmente por conseguir alcançar muitas vidas, seguindo minha missão, que é levar saúde para as pessoas. A Pharmapele acredita que quando unimos beleza, saúde e bem-estar, encontramos o equilíbrio”, reforçou.

Para você, mulher, que está iniciando no ramo do empreendedorismo, a Itaynara deixa um recado: “Muitos acham que foi fácil, mas não foi, foi difícil e doloroso, mas eu sempre fui muito determinada, diria imparável, e esse é o segredo! Não pare, continue, por mais difícil que seja, continue!”, finalizou.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos