O que fazer para gerar engajamento nas redes sociais?
Por: Marta Gardênia | Foto: arquivo pessoal
Já percebeu que têm contas no Instagram com milhares de seguidores, mas as curtidas e comentários são poucos?
Muita gente confunde, mas engajamento (que são as curtidas, comentários, compartilhamentos) não tem nada a ver com o número de seguidores.
Engajar nas redes sociais está ligado ao relacionamento que se tem com a audiência e como você se comunica com ela! É algo que deve ser levado em consideração e analisado pelas empresas para ser usado na estratégia digital. Quando algo está dando certo, o indicado é reforçar e melhorar, concorda?
Para gerar engajamento da audiência (seguidores) é necessário que haja interesse de quem está lendo o conteúdo, ou seja, precisa ser relevante para o outro e que se comunique com sua persona (cliente ideal).
O conteúdo além de ser interessante e relevante precisa gerar uma conexão. E o tom de conversa pode proporcionar o engajamento. Isso porque as pessoas passaram a valorizar o marketing mais humanizado e real!
O Call to Action – CTA (chamada para uma ação) é uma importante estratégia para alcançar este objetivo. Nas legendas ou textos das artes, incentive a participação dos seguidores, pergunte o que eles acham do assunto, se já viveram a mesma experiência, peça para compartilhar, marcar alguém… todos nós queremos ser uteis e ter envolvimento em algo.
Não há uma fórmula mágica para gerar mais engajamento, mas há ferramentas e estratégias que colaboram e podem ser usadas e mensuradas. Vamos testar?
Dicas para gerar engajamento:
- Conheça o seu público alvo;
- Determine quem são suas personas;
- Produza conteúdo relevante e interessante
- Incentive a interação com Call To Action (chamada para uma ação);
- Engaje e participe com o seu público. Responda aos comentários, perguntas tanto no feed, stories e directs.
- Use as ferramentas dos stories: testes, enquetes, caixinhas de perguntas…