O que fazer para gerar engajamento nas redes sociais?

Por: Marta Gardênia | Foto: arquivo pessoal

Já percebeu que têm contas no Instagram com milhares de seguidores, mas as curtidas e comentários são poucos?

Muita gente confunde, mas engajamento (que são as curtidas, comentários, compartilhamentos) não tem nada a ver com o número de seguidores.

Engajar nas redes sociais está ligado ao relacionamento que se tem com a audiência e como você se comunica com ela! É algo que deve ser levado em consideração e analisado pelas empresas para ser usado na estratégia digital. Quando algo está dando certo, o indicado é reforçar e melhorar, concorda?

Para gerar engajamento da audiência (seguidores) é necessário que haja interesse de quem está lendo o conteúdo, ou seja, precisa ser relevante para o outro e que se comunique com sua persona (cliente ideal).

O conteúdo além de ser interessante e relevante precisa gerar uma conexão. E o tom de conversa pode proporcionar o engajamento. Isso porque as pessoas passaram a valorizar o marketing mais humanizado e real!

O Call to Action – CTA (chamada para uma ação) é uma importante estratégia para alcançar este objetivo. Nas legendas ou textos das artes, incentive a participação dos seguidores, pergunte o que eles acham do assunto, se já viveram a mesma experiência, peça para compartilhar, marcar alguém… todos nós queremos ser uteis e ter envolvimento em algo.

Não há uma fórmula mágica para gerar mais engajamento, mas há ferramentas e estratégias que colaboram e podem ser usadas e mensuradas. Vamos testar?

Dicas para gerar engajamento:

  1. Conheça o seu público alvo;
  2. Determine quem são suas personas;
  3. Produza conteúdo relevante e interessante
  4. Incentive a interação com Call To Action (chamada para uma ação);
  5. Engaje e participe com o seu público. Responda aos comentários, perguntas tanto no feed, stories e directs.
  6. Use as ferramentas dos stories: testes, enquetes, caixinhas de perguntas…

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