Dia de campo: alunos da rede municipal de Boa Vista visitam campo experimental do CDT

De 25 a 29 deste mês, em torno de mil alunos devem conhecer, de perto, os famosos girassóis, os grãos e hortifrútis no CDT, local onde aconteceu o maior evento agro do estado

Com informações de Ceiça Chaves | Foto: Katarine Almeida

Da sala de aula para o Campo Experimental de Boa Vista. Esta semana, os alunos da rede municipal de ensino estão participando de um dia de experiências no campo, no Centro de Difusão Tecnológica, região do Bom Intento, onde aconteceu o AgroBV, maior evento agro do estado. Através de aulas divertidas e ricas, a criançada conhece um pouco das 15 culturas cultivadas no local e ainda pode apreciar os famosos girassóis.

As primeiras escolas a levarem suas turminhas nessa segunda-feira, 25, foram a Jael da Silva Barradas, Martinha Thury, Maria Teresa Maciel, Profª Amazona de Oliveira Monteiro, Raimundo Eloy Gomes e Darcy Ribeiro. Cerca de mil crianças de 30 escolas municipais farão o passeio nesta semana, entre elas, as atendidas no Centro Municipal Integrado de Educação Especial, com professores e demais servidores de apoio.

Durante as visitações, guiadas pelos agrônomos da prefeitura, as atividades agrícolas do local são explicadas de uma forma simples, numa linguagem adequada à faixa etária. Os alunos seguem uma rota, onde passam pela plantação de soja, algodão, milho, hortifrútis, conhecem o maquinário da prefeitura. Quando chegam aos girassóis, o passeio fica ainda mais encantador.

As alunas Luane Eduarda e Kauane Vitória, 10 anos, da Escola Municipal Jael da Silva Barradas, amaram a aula e ficaram encantadas quando viram um “mar de girassóis” ao seu redor. “Foi muito legal. Aprendemos sobre muitas coisas que eu ainda não sabia sobre as plantas, milho, algodão. O girassol está lindo, todos grandes e crescidos. Foi maravilhoso”, disse Luane.

Kauane também vai levar boas lembranças dessa experiência. “O passeio além de ter sido divertido, foi bem explicativo, pois aprendemos bastante sobre as plantas. Eu nunca tinha visto os girassóis de perto e é lindo de ver”, disse.

Espaço aberto para visitação

A AgroBV se encerrou, mas a população ainda pode visitar o campo experimental, no período de 25 a 29 de julho, para ver os girassóis e os demais talhões. As visitas são gratuitas, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Os experimentos fazem parte do ensaio de culturas irrigadas. Foram nove talhões de grãos plantados na área, como soja, milho, girassol, algodão, bem como hortaliças, macaxeira, batata-doce (5 tipos), abobrinha, quiabo, melancia.

A população ainda pode apreciar três tipos de girassóis: híbrido (com a finalidade de produção para óleo), girassol ornamental (conhecido como os coloridos) e o girassol anão (que cresce até 50 cm e tem a cor amarelo-ouro).

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.