Documentário ‘Órfãos da Covid-19’ mostra o que mudou na vida de quem perdeu parentes em Roraima

Produção de 25 minutos foi realizada pela TV Assembleia e estará disponível nas rede sociais da emissora

Por: Bruna Cássia, com informações da ALE-RR | Foto: reprodução

“Ele não sofreu muito, foram quatro dias e me falou: ‘mamãe, eu vou ser entubado, mas vou sair dessa’”, lembrou a dona Sebastiana Duarte, mãe do empresário e comunicador João de Deus Costa Duarte, conhecido em Roraima como “Janjão”, que morreu em março deste ano.

Esse trecho faz parte do documentário “Órfãos da Covid-19”, lançado pela TV Assembleia, com intuito de mostrar o que mudou na vida das pessoas que perderam parentes para a doença.

Com 25 minutos de duração, a produção também conta a história de Maurício Costa de apenas 10 anos, que perdeu a mãe chamada Débora.

“A única coisa que eu sinto falta é dela, ela era tudo pra mim e me ajudava em tudo”, narrou o pequeno, muito emocionado.

Desde quando a primeira morte em decorrência da doença foi confirmada no estado, em abril de 2020, 1.987 já pessoas perderam a vida, segundo a atualização do dia 19 de setembro do Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Palavras de quem produziu

O responsável por contar todas essas histórias foi o jornalista William Dias. Ele descreveu a experiência dos dias de gravação.

“Falamos com pessoas que passam por traumas muito grandes porque perderam pais, irmãos em 20 dias, por exemplo”.

Ele também agradeceu a participação dos personagens que abriram o coração e dividiram histórias com a equipe da TV Assembleia.

 “Elas estavam ali dispostas a contribuir, a alertar para que outras pessoas não passem o que passaram”, destacou.

O editor-chefe da TV Assembleia, Johann Barbosa, reforça que documentários com esta temática busca alertar a população para a adoção dos protocolos sanitários estipulados pelos organismos internacionais.

“É uma forma de não deixar a população esquecer que a pandemia ainda está aí e é necessário seguir os cuidados desde o início, completar o esquema vacinal com as duas doses e lembrar das consequências que a Covid pode deixar”, pontuou.

Onde assistir?

O documentário estreou nesta segunda-feira na TV Assembleia, cabal 57.3, e está sendo exibido durante a programação.

Posteriormente, o material estará disponível no canal do YouTube @assembleiarr. Outros documentários produzidos pela emissora como “Covid-19: Um ano de pandemia em Roraima”, “TJ Roraima – acesso à Justiça na pandemia”, “Coronavírus: eu venci” e “Combate ao coronavírus no Extremo Norte” já estão disponíveis na rede social.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos