Aprovação do Projeto de Lei do ‘Programa Primeiro Emprego’ garante mais oportunidades para jovens de Boa Vista

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal e deverá ocorrer em parceria com a iniciativa privada e apoio da Prefeitura da capital

Por: Bruna Cássia | Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Dar maior oportunidade para os jovens entre 16 e 24 anos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho na capital, esta foi proposta da vereadora Tuti Lopes quando apresentou a ideia do “Programa Primeiro Empego” na Câmara Municipal de Boa Vista.

Felizmente, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela Casa e deve ser realizado em parceria com a iniciativa privada, tendo o cadastro feito pela Prefeitura Municipal, que deverá proceder as normas e regras para inscrição e execução.

Para a vereadora, o primeiro emprego é considerado algo “emblemático na vida de um jovem que antes era acostumado apenas à rotina escolar e acadêmica, mas em determinado momento encontra a necessidade de trabalhar, seja para auto afirmação ou para seu próprios sustento”, justificou.

“Nossa proposta é firmar parceria entre empresas e Poder Público que deverá normatizar os incentivos fiscais, para que empresas tenham reserva de vagas de emprego destinados aos jovens que se encontram em busca do primeiro emprego”, acrescentou Tuti.

SINE

Recentemente, o Sistema Nacional de Empregos (SINE) começou a disponibilizar vagas para a categoria “Primeiro Emprego”.

Os interessados devem se cadastrar presencialmente no SINE, que tem sede na Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, situada na Av. Mário Homem de Mello, bairro Mecejana, próxima à Escola Estadual Ana Libória.

Para o cadastro, é necessário apresentar carteira de trabalho (com PIS PASEP); comprovante de residência (atualizado); currículo; RG e CPF, e em casos de o interessado ter algum curso, apresentar o certificado.

As informações sobre número de vagas e áreas de atuação são atualizadas diariamente no portal da Secretaria: setrabes.rr.gov.br.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos