Durante encontro do PPA, lideranças políticas entregam carta com propostas de desenvolvimento para Roraima

Documento elaborado pelo MDB foi entregue ao ministro Márcio Macedo durante visita ao estado para construção do Plano Plurianual (PPA) 2023-2027

Por: PMBV | Foto: PMBV


O prefeito Arthur Henrique e o ex-senador Romero Jucá, presidente do MDB/RR, entregaram uma carta do partido ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, com pedidos de soluções para problemas enfrentados em Roraima e, principalmente, na capital Boa Vista. A entrega ocorreu durante visita do ministro a Roraima, em um encontro promovido nesta sexta-feira, 02, no Teatro Municipal, para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2023-2027, do Governo Federal.

Arthur Henrique destacou que é preciso entender que o Brasil é um país gigante, de proporções continentais. E que as realidades dos diversos estados brasileiros são muito diferentes de Roraima. Um estado que tem comunidades indígenas e uma condição socioeconômica diferente do restante do país. O prefeito afirmou ser importante essa ação do governo federal de vir até Boa Vista e ouvir diretamente da população roraimense as principais demandas.

“A prefeitura propõe uma gestão participativa, ouvindo a população e elaborando planos em consonância com as demandas do cidadão. Nessa carta, deixamos claro nossas necessidades e queremos garantir recursos do governo federal para os próximos quatro anos e,  assim, resolver os principais problemas da nossa capital e do Estado como um todo”, disse.

AÇÕES DE DESTAQUE – Dentre as medidas de curto prazo, apontadas na carta, Arthur Henrique destacou o apoio à agricultura familiar, como forma de garantir alimento de qualidade na mesa da população. A ideia é oferecer reais condições para que o produtor possa plantar e comercializar seus produtos, fortalecendo a renda.

SAÚDE – Nas ações urgentes, foram apontados problemas na área da saúde, principalmente por conta da imigração, que fez aumentar o crescimento populacional em Boa Vista. Dentre os pontos de destaque está o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), visto que é o único Hospital Infantil em Roraima, custeado e mantido pelo própria prefeitura, atendendo os 15 municípios do estado.

EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO – Quanto às medidas de médio prazo, a carta aponta a construção de creches e escolas,  além de garantir um Programa de Habitação adequado em Boa Vista, que irá ajudar na manutenção do Meio Ambiente. A ideia é garantir habitação para as pessoas que estão em condições de moradia sem dignidade, em áreas que deveriam estar sendo preservadas por questões ambientais.

ENERGIA E INTERNET – Nas ações de longo prazo, foi pedido para o governo federal garantir a interligação de Roraima com o Sistema Nacional Energético para que o estado possa ter, finalmente, uma energia mais barata e de qualidade. Além disso, foi proposta a criação de uma nova rota de tráfego de dados para a internet da capital.

PARCERIA COM PAÍSES VIZINHOS – Arthur Henrique também apontou as relações de apoio comercial que Roraima poderá ter com a Guiana, visto que o país vizinho tem a previsão de crescimento de 40% no PIB desse ano, podendo se tornar rota importante para o desenvolvimento do agronegócio local. A proposta visa promover o comércio entre Roraima e o exterior, para que o Estado possa chegar na América Central, bem próximo do canal do Panamá.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos