Eleitores têm até às 23h59 desta quarta-feira, 4, para emitir, transferir e regularizar título
No site TítuloNet é possível fazer todas as solicitações relacionadas ao título de eleitor
Por Conexão Boa Vista | Foto: divulgação
No dia 2 de outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger representantes para os cargos de presidente da República, governador de estado, senador, deputado federal e estadual. Porém, aqueles que ainda não tiraram o título de eleitor ou têm alguma pendência com a Justiça Eleitoral, tem até às 23h59 desta quarta-feira, dia 4, para se regularizar.
O prazo para regularização é necessário para que a Justiça Eleitoral possa trabalhar na conclusão do cadastro de todo o eleitorado. Para se regularizar, basta acessar o site TítuloNet. No endereço eletrônico também é possível fazer transferência de município e alterar dados pessoais como o nome social.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os pedidos feitos dentro do prazo serão respondidos em um prazo de até 30 dias. Porém, o cidadão pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet.
Ainda de acordo com o TSE, o sistema de regularização registrou recorde de acessos nos últimos dias. Entre segunda-feira, dia 2, e o início da tarde de terça-feira, dia 3, em todo o Brasil foram feitos mais de um milhão de atendimentos a eleitores pelos sistemas Título Net e Elo.
Até às 15h desta terça, dia 3, foram registradas 640 mil solicitações de forma virtual e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais (RAEs) nos cartórios (sistema Elo), totalizando 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas.
Em 11 de julho, após a finalização do cadastro do eleitorado, o TSE vai divulgar o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano. As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro e um eventual segundo turno para a disputa presidencial e dos governos estaduais será no dia 30 de outubro.