Escolas de Boa Vista serão monitoradas por sistema de câmeras de alto padrão

Ação faz parte do Programa Boa Vista Segura, que terá monitoramento em toda cidade com 90 câmeras além das escolas

Por: PMBV | Foto: PMBV


Para reforçar a segurança pública, especialmente nas escolas da capital, a prefeitura anunciou nesta sexta-feira, 14, o Programa Boa Vista Segura, que usa avançada tecnologia de monitoramento por câmeras em tempo real para combater a criminalidade e garantir maior segurança à população. O programa já está em funcionamento e tem uma sala de controle e gerenciamento dentro da Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

São 90 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade, sendo que 88 já estão ativas. Com isso, a cidade será monitorada 24h por dia, coibindo e colaborando com os órgãos de segurança pública na elucidação de crimes, como vandalismo e assaltos.

De acordo com o prefeito, antes mesmo da atual onda de ataques e ameaças pelo país, a prefeitura já promovia uma série de procedimentos de segurança em toda a rede. As 111 escolas da zona urbana já contam com um sistema de segurança, inclusive com videomonitoramento, que agora será reforçado com a inclusão das imagens dessas câmeras ao Programa Boa Vista Segura. 

“As escolas da prefeitura vivem em um ambiente de segurança diferente da realidade do país, já há muitos anos. Todas contam com cercas elétricas, videomonitoramento e acompanhamento de vigilância remota por uma empresa terceirizada. E agora a gente passa a trazer para a nossa central de monitoramento do programa Boa Vista Segura as câmeras de todas as escolas do município, acessíveis em tempo real pela nossa equipe”. 

Outra novidade é que cada escola contará com um dispositivo de alerta que aciona de imediato a central de segurança. Quando o alarme da escola for disparado, imediatamente a Guarda Civil Municipal será acionada e deslocada para a escola. Além disso, as rondas serão reforçadas nas escolas, com a inclusão de novas viaturas que foram adquiridas pelo município e devem chegar até a próxima semana.

“Nossas secretarias de Segurança e de Educação estão fazendo capacitações com os gestores escolares, professores e agentes de portarias, para maior controle de acesso de quem entra e sai. Por isso, as famílias podem confiar. Estamos vivendo uma situação delicada no país inteiro, mas é importante ter calma e não gerar pânico. Essa é uma ação importante que vai garantir a segurança das nossas crianças e de todas as escolas”, ressaltou Arthur.

A secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, ressaltou a importância de as famílias não terem medo e não deixarem de enviar os filhos para a escola, pois o programa Boa Vista Segura apenas reforça a segurança que já existia há muitos anos nas escolas da prefeitura.

“As crianças estão em pleno desenvolvimento e é preciso que elas estejam na sala de aula para aprenderem e se relacionarem com os colegas. Por isso, eu convido a todos os pais, mães e familiares a levarem seus filhos à escola, pois todas estão sempre foram seguras e monitoradas 24 horas”.

Em relação às escolas do campo, localizadas na zona rural, o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Lima, afirmou que a prefeitura já estuda a possibilidade de incluí-las no programa o mais breve possível. “Estamos conversando com as empresas para que elas instalem de forma imediata as câmeras nas escolas do campo para que as imagens sejam também geradas pelo nosso sistema principal”, disse. 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos