Estácio promove debate sobre MEI e o imposto de renda
O debate ocorre em meio às comemorações do Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado nesta segunda-feira, dia 25 de abril
Com informações da Estácio | Foto: divulgação
O Centro Universitário Estácio da Amazônia realiza, logo mais às 19h desta segunda-feira (25), um bate papo para discutir ‘Micro Empreendedor Individual (MEI) e o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2022’. O evento acontecerá em meio às comemorações do Dia do Profissional da Contabilidade, dia 25 de abril.
Para debater o tema, o curso de Ciências Contábeis da Estácio convidou a coordenadora de Educação Fiscal da Receita, Raimunda Costa, que será acompanhada pelas servidoras do órgão Maria Auxiliadora Reis Valente, Perpétua Vieira Ramires e Vanete Maria Aguiar Ventura.
Os acadêmicos de contabilidade vão discutir os principais questionamentos dos MEI sobre a forma de declarar o imposto de renda. Segundo o coordenador do curso, professor Eduardo Merlim, é fundamental que o micro empreendedor compreenda que exerce dois papéis: o de pessoa jurídica (MEI) e o de pessoa física.
Sendo assim, dependendo do rendimento, explica o professor, o empreendedor terá, sim, a obrigação de declarar o imposto de renda referente a pessoa física. “Então são muitas dúvidas com relação a essa questão e como deve ser feito o cálculo do lucro para identificar se há ou não a obrigatoriedade”, observa.
Além disso, o MEI também precisa ficar atento à sua declaração de pessoa física que também tem como prazo final o dia 31 de maio.
“Por fim, o encontro volta a reforçar quem pode abrir o MEI? Qual o valor máximo que se pode ter de receita durante um ano? Quantos funcionários um empreendedor MEI pode contratar? E a questão da segurança em relação ao trabalho, quer dizer, seguridade social”, conclui o professor.
Serviço
MEI e o Imposto de Renda Pessoa Física
Data: 25/04
Local: Centro Universitário Estácio da Amazônia