Foliões voltam às ruas de Boa Vista no Carnaval 2023

A tradicional festa volta após dois anos de pausa devido a pandemia de covid-19


Após dois anos de espera, os foliões boa-vistenses agora poderão se divertir na grande festa que está marcada para acontecer entre os dias 18 e 21 deste mês. É o Carnaval de Todos, lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 9. Este ano, a festa será completamente diferenciada, mais focada na população e nos artistas locais.

A programação do evento vai acontecer com a participação de mais 25 blocos de rua, de forma simultânea em seis locais diferentes da cidade: Avenida Ville Roy; Praça Aderval da Rocha (Nova Canaã); Praça Cabos e Soldados (Caranã); Praça Maria da Penha (Jóquei Clube); Praça do Nova Cidade. Na Praça Chico do Carneiro, no Bairro dos Estados, a folia será apenas no dia 19 com blocos infantis e Pet.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique, todo o formato do evento foi modificado a fim de valorizar ainda mais o movimento dos blocos de rua que existem na capital, além de expandir a participação da população em diferentes bairros, integrando toda a cidade ao carnaval. Além dos artistas locais que terão palco garantido nos dias de folia.

“Estamos retomando o carnaval, tendo em vista que já são três anos desde a última edição. Chamamos de ‘Carnaval para Todos’, que vai acontecer desde o Centro até os bairros mais afastados da cidade. As pessoas vão abrir as portas de casa e ver os foliões brincando na rua. Esse é um modelo que vai, sem sombra de dúvidas, dar satisfação a muita gente”, disse o prefeito.

Para Hugo Buás, do Bloco Fla Folia, a retomada do carnaval foi recebida com alegria por todos os foliões da cidade. “Nós passamos por uns anos meio caóticos, tendo em vista os casos de Covid-19, mas agora todos estamos vacinados. Vamos ter o carnaval de novo, com essa boa ideia de distribuir a festa pela cidade para atingir cada vez mais os munícipes. E a expectativa é muito boa. Vamos para cima”, celebrou.

Mais de 25 blocos farão a festa nos seis pontos de folia

Para garantir muita alegria e diversão nos quatro dias de evento, mais de 25 blocos foram credenciados pela Fundação de Esporte, Turismo, Educação e Cultura (Fetec). Inclusive, foram eles que escolheram os seis locais para a festa, considerando localização e espaço para receber o público.

Esta também será a primeira vez que o Carnaval de Boa Vista terá um bloco destinado ao público infantil e aos bichinhos de estimação, cuja programação está marcada para o dia 19, na Praça do Bairro dos Estados. Segundo o presidente da FETEC, Dyego Monnzaho, a ideia é valorizar os movimentos orgânicos da cidade.

“O que faremos é incentivar aquilo que já acontece na cidade e potencializar essa ideia de rede, de macrocultura, fazendo um trabalho de economia criativa associado ao carnaval, que é uma das manifestações populares mais orgânicas da sociedade. Então, a prefeitura está fazendo esse trabalho de valorizar o que é existente da própria cidade em diversos pontos”, disse.

Investimento na “prata da casa”

O Carnaval de Todos representa um forte aquecimento na cadeia da Cultura, do turismo e da economia criativa, criando diversas oportunidades de geração de emprego e renda. O evento vai contar com mais 500 profissionais da área da cultura envolvidos, entre artistas, técnicos, produtores, músicos, dançarinos e outros.

Além dos blocos de rua, a programação vai contar com artistas e bandas locais que também se apresentarão nos seis pontos de folia. A seleção ocorreu por meio de edital, onde os blocos credenciados junto à Fetec entregaram seus projetos para avaliação.

Cada um dos pontos contará com pontos de comercialização, divididos entre os ambulantes e os blocos que tiverem material para vender. Serão mais de 250 ambulantes espalhados nos locais de programação, número superior à última edição. Todos também são credenciados junto à Fetec. A seleção dos locais de cada ambulante ocorreu por meio de sorteio.

Espaço da Primeira Infância – E para os pais, mães e familiares que pretendem ir à festa e levar seus bebês: durante os 4 dias de programação, a prefeitura vai manter o Cantinho da amamentação e fraldário em dois pontos: Praça do Nova Cidade e Palco Aderval da Rocha. Os Espaços da Primeira Infância funcionarão das 17h às 21h30 em ambos os locais.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos