Inclusão: tabela períodica em braile será lançada em Roraima

A ferramenta inclusiva será apoio para que os deficientes visuais consigam aprender com mais facilidade

Por: Supcom ALE-RR | Foto: ALE-RR


Nesta sexta-feira (31), a partir das 9h no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realiza uma sessão especial para lançamento, pelo Conselho Nacional de Química, da primeira Tabela Periódica em Braille.

O evento faz parte da programação do encontro dos Conselhos de Química do Brasil, que ocorre nos dias 30 e 31 de março em Roraima. O Estado será o primeiro estado do Brasil a lançar a tabela periódica em braile. O evento é aberto para professores, familiares de deficientes visuais e interessados sobre o assunto.

O material estará disponível de forma gratuita a escolas e universidades para qualificar os estudos em química de jovens e adultos. Conforme o diretor do Conselho Regional de Química de Roraima, Gilson Mascarenhas, a tabela foi criada com apoio de professores da rede pública do Amazonas. “Eles fizeram, teve o contato com a gráfica, que fez correções, e no final tivemos esse produto de qualidade”, detalhou.

Ele espera que a ideia seja abarcada por representantes de outros conselhos do Brasil. “Porque é um fato inédito a tabela completa com todas as informações em braile. Já investigamos e nunca foi feito”, complementou Mascarenhas.

A ferramenta inclusiva será apoio para que os deficientes visuais consigam aprender, de forma mais direta, os 118 elementos conhecidos, organizados pelas características comuns e de ordem crescente, conforme o número atômico.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos