Jovens do Projeto Crescer se especializam na produção de móveis e utilitários decorativos

Em dois anos, mais de 200 jovens já passaram pela experiência da Oficina de Artefatos de Madeira e MDF

Por: PMBV | Foto: PMBV


Uma das principais missões do Projeto Crescer é capacitar os jovens para o mercado de trabalho e incentivar neles o empreendedorismo. Essa tem sido uma das marcas da Oficina de Artefatos de Madeira e MDF, que nos últimos dois anos já contou com mais de 200 integrantes. São Jovens entre 18 e 21 anos que adquirem criativas habilidades na produção de móveis e utilitários.

Os integrantes passam por todo um processo, que vai desde a parte teórica, passando por noções de desenho técnico, onde aprendem a projetar móveis. Em seguida, já na parte prática, iniciam o contato direto com os equipamentos de produção e com as experiências do atendimento aos clientes.

“Fazemos uma visita na casa do cliente para fotografar, desenhar e tirar as medidas da demanda solicitada. Projetamos de acordo com o pensamento do cliente e às vezes até melhoramos com ideias”, contou Mauro Pinheiro, instrutor da oficina.

Oficina só de homens? – Eliza Silva, de 18 anos, entrou na Oficina de Artefatos de Madeira e MDF insegura por ser a única menina no período da manhã. Mas após 6 meses no Projeto Crescer, ela não poderia estar mais feliz e confortável. A jovem já aplica em casa os conhecimentos adquiridos e fez uma mesa de estudos para o seu quarto.

“Além do fato de ser a única mulher, no começo eu também achava estranho por nunca ter mexido com um móvel. Fui me adaptando às máquinas e hoje em dia já gosto bastante. Tem muito material na minha casa e eu usei para fazer uma mesa onde posso estudar para concursos”, disse a integrante.

Exposição e comercialização – Todo o material produzido na oficina encontra-se em uma sala exclusiva para a exposição e venda na sede do Crescer, localizada na R. Rosa Oliveira Araújo, 164, bairro Dr. Silvio Botelho. O funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Encomendas – Para ser um cliente da Oficina de Artefatos de Madeira e MDF, basta entrar em contato pelo WhatsApp (95) 98402-8082 ou ligar para (95) 98400-8740. Vale destacar que 15% do lucro das vendas é da Cooperativa Social do Projeto Crescer e o restante é dividido entre os participantes da oficina, proporcionando uma renda a mais aos jovens aprendizes. Para saber mais, acesse o perfil no Instagram @cooper_crescer.

O Crescer – Foi criado em 2001 com a proposta de inserir os adolescentes e jovens no mercado de trabalho e diminuir o índice de criminalidade em bairros periféricos. O Projeto traz grandes oportunidades através de oficinas diversas voltadas às pessoas de 15 a 21 anos. Todos recebem uma bolsa no valor de R$230.

O Crescer possui 9 oficinas: Convivência, Esporte, Cultura e Lazer, Inclusão Digital, Panificação e Culinária, Produtos Serigráficos e Personalizados, Corte, Costura e Artesanato, Educação Ambiental e Compostagem, Sinalização e Educação para o Trânsito e Artefatos de Madeira e MDF.

Segundo Paulo Mota, gerente do Crescer, o projeto recebe jovens no início e meio do ano, que podem ir até a sede em horário comercial para se inscrever durante a semana. “Os nossos profissionais fazem uma análise de perfil para selecionar os jovens que se encontram em vulnerabilidade e risco social. Os integrantes passam pela Convivência, onde são apresentados às demais oficinas e fazem a escolha”, relatou.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos