Junho Lilás: Teste do pezinho é fundamental para detectar doenças em recém-nascidos

O exame é simples, sendo o primeiro passo para uma infância saudável

Com informações de Jamile Carvalho | Foto: Léo Costa

Nesta segunda-feira, 6, é celebrado em todo o país o Dia Nacional do Teste do Pezinho, nome popular da triagem neonatal oferecida de forma gratuita na rede municipal de saúde. Em alusão à data, este mês é lembrado como Junho Lilás e a prefeitura reforça a importância do exame.

De janeiro a maio deste ano foram registrados 2.956 exames em recém-nascidos no município de Boa Vista. A maioria deles podem ser feitos ainda na maternidade. Segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Cinthia Brasil, o exame é o primeiro passo para uma infância saudável.

“É fundamental que as mães realizem o exame entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê para que seja diagnosticada precocemente qualquer patologia. O teste está disponível nas unidades básicas e detecta sete doenças. Caso o resultado apresente alguma alteração é iniciado o processo de confirmação diagnóstica, tratamento e acompanhamento, no serviço de referência neonatal, do Hospital Santo Antônio”, disse.

A coleta do exame pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde e encaminhada ao Laboratório de Referência Municipal (LRM). Desde o ano passado, o município vem agilizando o tempo de entrega dos resultados do teste para os pais. Antes, os resultados eram impressos no laboratório de referência e encaminhados para a unidade de coleta.

Em Boa Vista, Capital da Primeira Infância, os casos dessas doenças identificadas em recém-nascidos são encaminhados ao Hospital da Criança Santo Antônio, onde são referenciados e tratados por uma equipe especializada.

Como é feito o exame: Consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica e vasos sanguíneos, o material pode ser colhido por meio de uma única punção.

Quando fazer o teste: Deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido, pois esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.

As doenças detectadas precocemente: Fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase congênita.

Onde fazer o teste gratuitamente: Em umas das34 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

Capacitação – A prefeitura tem promovido diversas capacitações para atualizar os profissionais da rede. Nesta terça-feira, 7, às 8h, no auditório do CCTI vai acontecer uma capacitação sobre busca ativa do pré-natal do homem e teste do pezinho voltada para os agentes comunitário de saúde.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos