Boa Vista Junina: Em congresso técnico, quadrilhas definem estratégias de apresentações

Com informações de Melissa Gomes | Foto: Katarine Almeida

A menos de uma semana do Boa Vista Junina 2022, a Prefeitura de Boa Vista promoveu nos dias 4 e 5, no Teatro Municipal, o Congresso Técnico com as quadrilhas juninas que vão participar do evento. Na ocasião, os grupos apresentaram aos avaliadores e à organização técnica, uma prévia do que será feito oficialmente nas oito noites do maior evento cultural do estado.

Durante a prévia, os representantes das 28 quadrilhas, sendo 12 do grupo de acesso, 12 do grupo especial e 4 do grupo emergente, puderam mostrar aos avaliadores a musicalidade, roupagem e a dança. Além dos critérios de avaliação de cada quesito e o tempo de duração das apresentações.

“Esse é um momento de troca de informações entre o grupo avaliador e as quadrilhas, pois é no congresso que os jurados podem ter uma ideia do que pode acontecer no dia da competição. Isso agiliza o julgamento do avaliador no dia oficial da apresentação para saberem o que cada quadrilha apresentará”, esclareceu Chiquinho Santos, diretor do Concurso de Quadrilha.

As quadrilhas juninas são consideradas uma das maiores atrações do Boa Vista Junina, por isso, a prefeitura garante o total apoio para que os grupos se organizarem da melhor forma possível. O presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), João da Cruz, considera o encontro importante para defender até mesmo a escolha do tema e como tudo será avaliado no dia da apresentação.

“Vimos que cada quadrilha pode apresentar um pouco daquilo que tem de melhor no enredo, dança e imagem para o grande dia. Esse momento não deixa de ser também uma avaliação, pois no dia o jurado pode lembrar daquilo que foi apresentado antes. Desde a escolha do tema, até os últimos detalhes”, disse.

Avaliação – As apresentações das quadrilhas terão um tempo máximo de 30 minutos, suficiente para os grupos mostrarem desenvoltura no tablado, enredo, dança e a roupagem. Foram selecionados 12 avaliadores capacitados para analisarem e atribuírem notas às quadrilhas. Serão três grupos (A, B e C) com 4 membros de jurados que avaliarão os seguintes quesitos:

Grupo AAnimaçãoAnimadorCoreografiaGrupo BCasal de NoivosCasamentoFigurinoGrupo CCriatividadeDesenvolvimento de TemaRepertório

A festa – O Boa Vista Junina acontece de 11 a 18 de junho, na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat e contará com atrações locais e uma atração nacional, o cantor Felipe Araújo, famoso pelos hits “Atrasadinha” e “Sábado e Domingo”.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos