Mais de 1 mil empreendedores participaram da programação da Semana do MEI em Roraima

Foram mais de trinta capacitações ofertadas e executadas com sala cheia em todas as tendas

Por: ASN Roraima | Foto: divulgação


Em sua 14ª edição, a Semana do MEI proporcionou conhecimento e imersão no mundo do microempreendedorismo para os roraimenses que desejam investir, planejar ou montar seu próprio negócio. Em Boa Vista e Rorainópolis o Sebrae e seus parceiros realizaram ações para aprimorar aprendizados, conexões e experiências que transformam vidas e negócios inovadores.

“Chegamos ao encerramento da semana do MEI com resultados extremamente positivos. A semana teve como foco fortalecer a atuação do microempreendedor individual, e para isso contamos com a participação de mais de 22 parceiros entre instituições financeiras, agências de fomento e reguladores, visando criar um ambiente favorável”, reforçou Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR.

Em cinco dias de ação foram mais de trinta capacitações ofertadas e executadas com sala cheia em todas as tendas, o que mostra o interesse dos habitantes de Roraima em buscar capacitação e conhecimento para aprimorar e melhorar os seus negócios. Neste número, contamos com participação também de imigrantes Venezuelanos, que estão empreendendo em Roraima e buscam uma oportunidade através do empreendedorismo.

“Esse é o papel institucional do Sebrae, fortalecer os pequenos negócios. Temos a visão de ser uma instituição referência no desenvolvimento, principalmente do estado de Roraima, que está em um momento de mudança na sua matriz econômica onde o empreendedor está sendo cada vez mais valorizado”, completou Baú.

Consultores e parceiros abordaram temas como comportamento empreendedor, planejamento para formalizar ou decolar seu negócio, orientações para crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, como vender mais e melhor, marketing e outros.

Keylla Tayná Gonçalves, microempreendedora da confeitaria @deliciasdatatarr, foi a primeira pessoa a formalizar o MEI na Tenda Caranã, na segunda-feira (22). Ela avalia todo conhecimento adquirido durante a semana do MEI.

“Aprendi muitas coisas, em cada oficina foi um aprendizado. Sobre marketing digital, precificação e como movimentar o fluxo do caixa. Como eu abri o MEI no início da semana, pude aprender também a importância de diferenciar as pessoas, física e jurídica”, pontuou.

A empreendedora, antes da confeitaria, atuava há dezessete anos como manicure, mas pelo desejo de permanecer mais tempo com os filhos e ter mais flexibilidade, decidiu abrir um negócio que possibilitasse essa ‘liberdade’.

“A opção que pensei foi entrar no ramo da confeitaria, hoje o negócio é mais on-line, mas, futuramente quero ter a loja física e montar uma doceria inovadora aqui em Boa Vista. Empreender é isso. Crescer cada vez mais.”, concluiu.

O gerente do Sicoob Amazônia, Matteus Henrique, explica que a Semana do MEI é um marco importante para o estado. Pois, é um espaço que contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo da região.

“Estamos falando do futuro desses microempreendedores, então essa parceria com o Sebrae/RR tem um papel social muito importante, pois é o momento em que podemos apresentar nossos serviços para trabalhar com MEI, ME, pessoa física e dessa forma, transformar este pequeno negócio em um empreendimento de sucesso”, reforçou o gerente.

Em Boa Vista e Rorainópolis a Semana do MEI 2023 totalizou mais de mil atendimentos, entre serviços de consultoria financeira, orientações, formalização do MEI, parcelamento, alteração, palestras e oficinas, tudo de forma gratuita.

A Semana do MEI em Roraima contou com os seguintes parceiros: Governo de Roraima, Secretaria de Estado da Fazenda de Roraima – Sefaz/RR, Junta Comercial – Jucerr, Desenvolve RR, Receita Federal, Prefeitura de Boa Vista, Prefeitura de Rorainópolis, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, Vigilância Sanitária Municipal, Superintendência da Zona Franca de Manaus em Roraima – Suframa, Federação das associações comerciais de Roraima – Facir, Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista – CDL, Sicoob Amazônia, Sicredi, Caixa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Prospera Santander, Senai/RR, Faculdade IEDi, Pigz e Stone.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos