Mais de 2 mil doses de vacinas são aplicadas em ação de multivacinação em Boa Vista

Durante evento no Parque Germano, população recebeu imunização contra Poliomielite, Sarampo, Covid-19 e Influenza

Por: PMBV | Foto: PMBV


Em, aproximadamente, seis horas de ‘Mobilização de Multivacinação’, a Prefeitura de Boa Vista vacinou 2.444 pessoas. O evento de imunização ocorreu no Parque Germano Augusto Sampaio, bairro Sílvio Botelho, no sábado,1°. Todas as pessoas com esquema vacinal atrasado e o grupo prioritário da campanha contra a Influenza puderam participar.

Durante o evento, 685 pessoas foram atendidas pelos vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e receberam doses de imunizantes, como Covid-19 e Influenza. De acordo com o vice-prefeito Cássio Gomes, ações como a ‘Mobilização de Multivacinação’ é voltada para facilitar a atualização da caderneta de vacinação.

“É muito importante a população ter o cartão de vacina atualizado. Estamos na companha de vacinação contra a Influenza, período sazonal, época de gripe. Principalmente, idosos e crianças de até cinco anos são mais acometidas por síndromes respiratórias, por obrigação, pais e responsáveis devem levar as pessoas para vacinar”, contou.

Além das vacinas, a ação contou com distribuição de preservativos, pesagem do Bolsa Família, espaço lúdico para crianças e apresentações do Instituto Boa Vista de Música (IBVM). A secretária municipal de saúde, Regiane Matos, reforça a importância de manter a caderneta de vacinação sempre atualizada.

“É importante ressaltar que estamos em um estado de tríplice fronteira e estamos vulneráveis a várias doenças. A gente precisa que a população esteja imunizada, pois assim, nós evitamos que essas doenças possam atingir a nossa população. Todos precisam, de fato, ter consciência e ficar com a caderneta de vacinação atualizada”, declarou.

Com horário diferenciado, muitas pessoas que tem dificuldade para ir às Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante a semana, devido à rotina, aproveitaram a oportunidade para atualizar o esquema vacinal de toda a família. A dona de casa Tatiane Andrade levou os três filhos à multivacinação para atualizar a caderneta de vacina das crianças.

“Meus filhos vão tomar a vacina de reforço da Covid-19 e vitaminas que estão faltando no cartão deles. Eu vim aproveitar essa ação porque na rotina da semana, com tanta coisa para fazer, a gente não consegue fazer tudo o que precisa, como ir ao posto para levar as crianças para tomarem vacina. Hoje é um dia que estamos todos em casa e eu vim aproveitar”.

Vacina nas UBS – Para as pessoas que não conseguiram ir à ‘Mobilização de Multivacinação’, todas as doses de vacinas, preconizadas pelo Ministério da Saúde, seguem disponíveis nas UBS. No ato da vacinação é necessário apresentar cartão de vacina, cartão do SUS e documento com foto ou CPF. Crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos