Mais de 300 homens participam de ação do ‘Novembro Azul’ em UBS de Boa Vista

Pacientes realizaram exames de rotina e conversaram com os profissionais da Unidade sobre a importância de cuidar da saúde

Por: PMBV | Foto: Giovani Oliveira

Em um só dia, 326 homens foram à Unidade Básica de Saúde Arminda Gomes, no bairro Jóquei Clube, para cuidar da saúde. Eles participaram da ação alusiva ao Novembro Azul, organizada pela UBS neste último sábado, 12. 

“Estamos no mês da campanha mundial de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e duas empresas, com grande número de funcionários homens que não conseguem vir ao posto durante a semana, pediram o nosso apoio para atendê-los no fim de semana”, explicou a diretora da UBS, Shirley Tiago de Souza.

Mais saúde – Os pacientes aproveitaram para cuidar da saúde como um todo, utilizando os serviços ofertados pela atenção básica do município. Gilberto Pereira da Silva, de 56 anos, atualizou o cartão de vacinas. “Todos os anos eu faço o exame para me prevenir do câncer de próstata, mas hoje aproveitei para me vacinar contra hepatite e covid-19”.

O pedreiro Antônio de Fátima Araújo da Silva, 59 anos, participou da ação pela primeira vez. “Como eu morava no interior, nunca tive oportunidade de cuidar da minha saúde como deveria. Com essa ação da prefeitura de Boa Vista, posso agora me prevenir contra o câncer de próstata e usufruir de outros serviços oferecidos aqui na UBS Arminda Gomes”, disse.

Câncer de próstata – O câncer de próstata é uma doença silenciosa e inicialmente não apresenta sintomas. Na fase avançada, pode causar dores ao urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen. Quando descoberto, cerca de 95% dos tumores já estão em estágio avançando, sendo muito difícil de curar. Daí a importância dos exames de rotina a partir dos 45 anos.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos