UERR abre inscrições para curso de documentação de línguas indígenas
São 30 vagas destinadas a estudantes de graduação, professores indígenas e não indígenas e pesquisadores da área
Por: UERR | Foto: arquivo
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) abriu a segunda turma do curso “Aulas Globais em Documentação de Línguas Indígenas”, ofertado em parceria com a Universidade de Toronto (Canadá).
As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 24 de novembro, pelo link https://forms.gle/ngnFiWd76M4UyTjm6.
Sãodisponibilizadas 30 vagas, destinadas a estudantes de graduação, professores indígenas e não indígenas e pesquisadores da área.
“Este curso tem por objetivo apresentar trabalhos nas áreas de documentação e descrição de línguas indígenas com povos da américa latina. Esperamos inspirar os participantes a partir das iniciativas apresentadas”, destaca a coordenadora Isabella Coutinho, professora do Curso de Letras da UERR.
As aulas serão ministradas totalmente na modalidade on-line, pela plataforma Moodle disponibilizada pela UERR no endereço moodle.uerr.edu.br.
O aluno inscrito terá acesso liberado para assistir às quatro aulas, participar dos fóruns e enviar o trabalho final. Todos que concluírem o curso receberão certificados de 20 horas emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O curso será realizado no período de 28 de novembro a 07 de dezembro.
Confira o cronograma de aulas:
- 28/11 – Documentando línguas através de jogos e animações (Dr. Wilson de Lima Silva (University of Arizona);
- 30/11 – Trabalho de campo e documentação linguística em comunidades indígenas da região do Gran Chaco, com especial referência a revitalização da língua Toba em contextos urbanos (Dra. Cristina Messineo – Universidad de Buenos Aires);
- 05/12 Revitalização de línguas indígenas em Santiago do Chile: as complexidades no desenvolvimento de workshops Mapudungun na cidade (Dra. Dana Brablec – University of Amsterdam);
- 07/12 Aprendendo demonstrativos centrados no falante e no ouvinte em Ticuna (Dra. Amalia Skilton – Cornell University)