MTur oferta mais de 2,5 mil vagas em cursos gratuitos para qualificar profissionais de turismo

Capacitações são voltadas aos segmentos de alimentação, eventos, natureza e cultura, atendimento, enfrentamento ao assédio, entre outros; inscrições vão até maio

Por: MTur | Foto: Getty images


Ampliar a qualificação e capacitar ainda mais os profissionais que atuam no setor é uma das prioridades do Ministério do Turismo em 2023. Tendo isso em vista, a Pasta possui, atualmente, 2,5 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação nas modalidades EaD e semipresencial. A capacitação é voltada para gestores, profissionais, empresários, guias, estudantes e todos aqueles que estão interessados em atuar no setor. São vagas para todo o país e as inscrições de alguns desses cursos se encerram no meio de maio.

Os cursos são focados em segmentos como alimentação, atendimento ao público, eventos, atrativos culturais e naturais, enfrentamento ao assédio sexual, agentes de viagem e turismo responsável. Eles são ofertados em parceria com universidades, institutos federais e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de diferentes estados.

Com as capacitações, a Pasta tem como objetivo fortalecer o setor aprimorando as competências profissionais dos interessados para que a atuação no turismo seja ainda mais eficaz.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, explica que a qualificação é uma prioridade do MTur, pois ela está diretamente ligada à qualidade do turismo oferecida aos viajantes “A qualificação é muito importante para fortalecermos e ampliarmos o turismo no país, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor e com a oferta de serviços ainda melhores para os nossos turistas”, destacou.

Confira a lista de cursos com inscrições abertas:

Em parceria com o SENAC/PR:

– Boas Práticas para Serviços de Alimentação;
– Cozinha Brasileira;
– Cozinha Internacional;
– Cozinha Japonesa;
– Sustentabilidade Aplicada a Cozinha.

Inscrições até o 11 de maio.
CLIQUE AQUI, confira os requisitos e faça sua inscrição. 

Em parceira com o SENAC/SC:

– Agente de Viagens;
– Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição.
– Cerimonial e Protocolo para Eventos;
– Planejamento e Organização de Eventos Sociais.

Inscrições até 02 de maio
CLIQUE AQUI, confira os requisitos e faça sua inscrição. 

Em parceria com a Universidade Federal do Tocantins – UFT:

– Especialização em Atrativos Naturais;
– Especialização em Atrativos Culturais.

Inscrições até 07 de maio
CLIQUE AQUI, confira os requisitos e faça sua inscrição. 

Em parceria com o Instituto Federal de Brasília – IFB

– Curso sobre o Código de Conduta Brasil.

CLIQUE AQUI, confira os requisitos e faça sua inscrição. 

Em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

– Curso de Turismo Responsável.

Inscrições até 31 de maio.
CLIQUE AQUI, confira os requisitos e faça sua inscrição. 

PARCERIA – O Ministério do Turismo tem trabalhado em parceria com o Ministério da Educação para a criação de alternativas para ampliar a qualificação técnica em turismo no país. O anúncio da parceria realizado, em março deste ano, após encontro entre a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o ministro da Educação, Camilo Santana. Avançar na capacitação do setor foi uma das ações prioritárias do plano de ação de 100 dias de governo lançado pela ministra no início de fevereiro.

Entre as ações sugeridas por Daniela Carneiro ao MEC está a criação de parcerias com Institutos Federais para a oferta de cursos de qualificação na modalidade presencial aos trabalhadores do setor, principalmente em áreas turísticas. Entre as capacitações que estariam incluídas nessa oferta destacam-se os cursos de Guia de Turismo e idiomas, como inglês e espanhol.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos