Novo vírus redireciona pagamentos por Pix em transações feitas no computador

Por: Redação | Foto: Reprodução/Internet


A empresa de segurança digital Kaspersky divulgou na última quinta-feira (26), o alerta de um novo vírus, batizado de GoPix, que infecta computadores desktops ou notebooks e frauda compras online com pagamentos por meio de PIX, alterando e redirecionando o destinatário no momento da transferência.

O novo vírus é disseminado por meio de anúncios maliciosos de empresas públicas ou privadas, usando links patrocinados em buscas no Google com grafias erradas, como ‘Watsapp’, por exemplo. Há registros do mesmo esquema em um link patrocinado dos Correios.

Após infecção, o programa malicioso entra em modo espera, espionando e aguardando o momento do pagamento digital via Pix por método “copia e cola” de código ou escaneamento de QR Code. O vírus realiza a troca de um código por outro, tendo a conta do criminoso como destinatário.

A vítima só é infectada ao abrir um programa espião, baixado ao acessar os sites falsos. Conforme o diretor da Kapersky no Brasil, Fábio Assolini, somente em clientes brasileiros, o vírus foi bloqueado 10.443 mil vezes nos produtos da empresa de segurança desde janeiro desse ano.

Para não cair em golpes, é preciso seguir algumas recomendações:

  • Baixar programas em sites oficiais;
  • Conferir se há erros de ortografia na digitação do endereço desejado;
  • Verificar se o site possui criptografia “https” no início do endereço URL;
  • Checar o destinatário antes da finalização de transferência em transações de pagamento digital por PIX;
  • Ter antivírus instalado e atualizado.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos