Nutricionista de Roraima dá dicas para aproveitar o carnaval sem ter ressaca

Professora da Estácio explica o porquê o organismo reage ao álcool e dá dicas de como curar o mal-estar

Por: Ascom Estácio | Foto: divulgação


Dançar, beber, comer, se agitar, cantar, beber mais um pouco, dançar, curtir… Tudo isso faz parte de um dos eventos mais importantes e aguardados do nosso país: o Carnaval. Mesmo assim, é importante lembrar de sempre beber com moderação, para não dar prejuízo nas festas, e até mesmo acordar com uma ressaca forte no dia seguinte.  

Para que as festas possam ser bem aproveitadas, é recomendado manter uma boa alimentação e hidratação. De acordo com a nutricionista e professora da Estácio, Juliana da Silveira Gonçalves, a ressaca acontece porque “a bebida alcóolica é absorvida pelo intestino delgado e chega rapidamente até a corrente sanguínea, então quando a pessoa passa muito tempo sem se alimentar, escolher os alimentos é importante para que o álcool seja absorvido lentamente, aumentando o tempo para esvaziamento gástrico, se tornando menos tóxico para o organismo”.  

Nutricionista Juliana
da Silveira Gonçalves

A nutricionista aponta que não existe nenhum consenso que indique a quantidade ideal de consumo de álcool, mas, dados da Organização Mundial da Saúde definem como dose padrão a que contém dez gramas de álcool puro. Com isso, duas doses padrão são consideradas ideais para o consumo diário. Ainda, é necessário respeitar seu organismo, já que algumas pessoas podem ser mais resistentes ao álcool do que outras. 

Pensando em evitar a ressaca, alguns alimentos podem auxiliar neste processo, como ovos, proteínas, salmão e banana. Em contrapartida, chocolates, cafeína e outros industrializados devem ser evitados, pois podem ocasionar elevação no mal-estar, por levar a uma maior desidratação. 

Por isso, se preocupar com uma alimentação adequada vai diminuir os reflexos do álcool como dor de cabeça, de estômago e enjoo, possibilitando que as festas sejam bem aproveitadas. Chás hepatoprotetores, como alcachofra, carqueja e boldo, também ajudam a reduzir os efeitos da ressaca e protegem o fígado.  

Confira a dica de chá para desintoxicar após o consumo de álcool, sugerida pela nutricionista Juliana:   

Chá Desintoxicante Pós Bebidas Alcóolicas 

Ingredientes 

  • 1 colher de sopa de raiz e folha de Dente de Leão 
  • 1 colher de sopa de folhas de Alcachofra 
  • 2 colheres de sopa de flor de Hibisco 
  • 1 litro de água. 

Modo de fazer:  Coloque 1 litro de água para ferver, quando as bolhas começarem (100°C) desligue. Após a água atingir 85°C adicione as ervas e abafe. Deixe em infusão por 10 minutos. Pode consumir ao longo do dia, gelado.  

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos