Obras da saúde avançam e entram em fase de conclusão em Boa Vista

Além da zona urbana, o PA Nova Amazônia também vai ganhar a primeira Unidade Básica de Saúde

Por: Jaqueline Pontes | Foto: Arquivo Semuc


O investimento na saúde municipal é um compromisso que Prefeitura de Boa Vista tem cumprido com os moradores. Atualmente, a cidade possui oito obras em andamento, são elas: novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e as novas unidades básicas do bairro Airton Rocha, Pedra Pintada, Equatorial, São Vicente, Vila Jardim e PA Nova Amazônia, zona rural.

Em obras de ampliação, a UBS Buritis vai receber um novo anexo que está em fase de acabamento, com 75% dos trabalhos executados. Foram investidos recursos da prefeitura e também de emenda parlamentar. A construção do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial ‘Dona Antônia de Matos Campos’ (Caps II) está 70% concluída.

Outras quatro obras seguem em fase de acabamento, no município. A construção da unidade básica de saúde Airton Rocha está 85% concluída, a reconstrução da UBS São Vicente está com 57%. Já as UBSs Pedra Pintada/Said Salomão e a do PA Nova Amazônia (zona rural – Murupu) estão com 60% dos trabalhos concluídos. As obras de duas unidades estão em fase inicial, são elas: UBS Vila Jardim e Equatorial.

A prefeitura já entregou à população a unidade Ione Santiago, no bairro São Pedro, e ainda, a revitalização da UBS Drª Sandra Maria Lacerda e Drª Fanir de Oliveira. A UBS Pricumã, Jardim Floresta e 31 de Março passaram por reforma e a do Sílvio Botelho foi reconstruída. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, as novas obras beneficiarão famílias de regiões que ainda não possuem nenhuma unidade.

“Um dos compromissos da nossa gestão é com a saúde e temos investido muito nessa área, tanto na infraestrutura, quanto na ampliação e melhoria dos serviços. Por isso, logo entregaremos novas unidades de saúde para atender à população, não só aqui na cidade, mas também na área rural. Estamos animados em cumprir mais esse compromisso”, disse.

Horário ampliado– Entre as medidas para melhorar o serviço de saúde está a ampliação do horário de atendimento nas UBSs. Com a mudança, os serviços da Atenção Primária em 27 UBSs, que antes eram oferecidos em horário comercial, já estão funcionando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, sem intervalos. Outras sete unidades seguem com expediente diferenciado até meia-noite.

Mais Médicos – Recentemente, 75 novos profissionais do ‘Programa Mais Médicos’, do Governo Federal, chegaram às UBSs de Boa Vista para ampliar a cobertura de atendimento à saúde. A previsão é que até agosto, mais 59 clínicos gerais devem chegar a capital para reforçar a Atenção Primária, um total de 134 novos servidores em um prazo de dois meses.

Além disso, tem um processo seletivo simplificado em andamento para contratação imediata de 170 profissionais da área da saúde. Divididos em 19 cargos e especialidades como médico, cirurgião-dentista, enfermeiro, fisioterapeuta e profissionais de nível técnico.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos