Platô Filmes promove exibição de curtas roraimenses nesta quinta-feira (11)

O evento acontece no Restaurante da Praia, no Parque Anauá, a partir das 19 horas

Por Isaque Santiago | Foto: Platô Filmes

Os amantes do cinema e apreciadores da sétima arte produzida em Roraima têm um compromisso marcado nesta quinta-feira, dia 11 de agosto. A produtora de audiovisual Platô Filmes vai promover uma exibição de curtas roraimenses, a partir das 19h30, no Restaurante da Praia, no Parque Anauá. Serão exibidos os curtas “Nome Sujo”, “Rabiola” e “A inacreditável história do milho gigante”. 

A entrada é franca e segundo o cineasta roraimense Thiago Bríglia, diretor do curta “Rabiola”, a exibição dos curtas é para aproximar o público local das obras de audiovisual produzidas em Roraima. “Essas exibições tornam as obras conhecidas e também provocam discussões sobre os temas abordados. Já fizemos a exibição dessas obras em espaços públicos em Boa Vista e no interior também. Alguns professores exibem em salas de aula também para propor uma discussão, também já passou na tv aberta por meio da TV Assembleia”, detalhou. 

Como os filmes estão inscritos em festivais, por enquanto, a única maneira de exibi-los é por meio de exibições públicas. “Os três filmes já foram bem difundidos e bastante exibidos aqui em Roraima. Depois do período de festivais, que dura cerca de um ano, essas obras são disponibilizadas de forma online, como no YouTube e Vimeo”, explicou Bríglia

Sobre fazer cinema em Roraima, Bríglia afirma que é um ato de resistência. “É algo que me interessa e me empolga. Por ser jornalista de formação, tenho esse foco na factualidade, das coisas que acontecem no cotidiano e faço recortes, olhares de determinados temas a partir do prisma do cinema, propondo reflexões. É algo que me fascina, me motiva e me move. Um filme pode ser visto em contextos diferentes e ter significados diferentes para cada pessoa que vê, além de se tornar também um documento histórico”, pontuou o cineasta. 

Confira a sinopse e trailers dos curtas

Nome Sujo 

Lucas é um jovem adulto que já precisa lidar com a responsabilidade de trabalhar para se sustentar, quando uma câmera fotográfica que ele queria muito comprar entra em promoção, o jovem inicia uma busca por meios de realizar seu desejo.

Direção: Artur Roraimana

Produção: Platô Filmes

Rabiola

Bernardo, um garoto brasileiro, Jeferson e Joisiris, duas crianças venezuelanas, travam uma batalha no céu para ver quem derruba o papagaio de quem. Quando isso acontece, uma nova disputa começa.

Direção: Thiago Briglia

Produção: Platô Filmes

A inacreditável história do Milho Gigante

No meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro. Será que a formiga confiará no seu maior predador?

Direção: Aldenor Pimentel

Produção: Platô Filmes

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos