Prática de Beach Tennis em Boa Vista ajuda na saúde e bem-estar dos esportistas

Na capital, existe a Associação Roraima de Tênis e Beach Tennis com mais de 50 pessoas que praticam a modalidade na Praça do Chefão

Por: Bruna Cássia | Foto: arquivo pessoal

Criado na Itália por volta dos anos 80 e introduzido no Brasil em 2008, o Beach Tennis tem ganhado cada vez mais espaço em Boa Vista, Roraima.

O esporte, considerado por muitos algo apaixonante, atrai pelo menos 50 pessoas ao dia para a Praça do Chefão. São nas quadras da praça, situada no bairro Caçari, que admiradores de todas as idades praticam a atividade.

O crescimento da modalidade foi tão grande que há três anos foi criada a Associação Roraima de Tênis e Beach Tennis. Os integrantes pagam um valor mensal para ajudar na manutenção do lugar.

“A associação surgiu pela necessidade de manutenção, organização e melhoria do ambiente, e também para a compra de rede, bola e mangueira pra molhar quadra”, explicou a praticante Rosy Antony.

Para ela, a atividade é uma verdadeira terapia ocupacional e socialização com demais amantes do esporte. Quem concorda com isso é a esportista Edna Cabo Verde que chegou em Roraima há seis meses e já faz parte do grupo.

Ela conta que pratica o Beach Tennis há dois anos e, por onde passa, sempre se aproxima do esporte e participa de campeonatos.

“Comecei em São Paulo e dei continuidade quando mudei para o Rio de Janeiro. Em Boa Vista pratico desde abril”, detalhou.

Além de proporcionar bem-estar, o esporte melhorou o condicionamento físico dela. “Eu perdi 15 quilos desde quando comecei a praticar. É um esporte que só agrega na vida da gente, faz bem pra alma e para a cabeça”, disse.

Edna também notou o aumento da procura pelo Beach Tennis ao longo desses meses. “É um esporte apaixonante, muito dinâmico e competitivo”, acrescentou.

Mas você sabe o que é Beach Tennis?

Foto: divulgação

Na tradução literal, o nome do esporte é Tênis de Praia, mas traz uma mistura de vôlei por ser jogado em dupla e por marcar ponto quando a bola bate no chão; badminton devido à altura da rede que é de 1,70 metros; e claro, o tênis, já que a partida é dividida em até três sets com seis games cada um.

“Para quem não tem intimidade com nenhum desses esportes, a ótima notícia é que a técnica do Beach Tennis não é tão difícil assim. Para praticar a modalidade é só segurar a raquete (específica para a atividade) na altura do rosto e tentar passar a bola, de uma vez, por cima da rede”, explica uma publicação do Portal de Medalhas.

Posso participar?

Mas é claro! Tanto a Rosy quanto a Edna explicaram que não é obrigatório participar da Associação e a quadra é aberta para quem quiser praticar o esporte.

É importante apenas levar o próprio equipamento para o caso de a Associação não ter itens suficiente para todos.

Crianças, jovens e idosos podem praticar o Beach Tênis, como já ocorre na Praça. “É um esporte democrático que recebe bem a todas as pessoas, de todas as idade”, finalizou Rosy.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos