Prefeitura de Boa Vista anuncia edital para fortalecer turismo em Boa Vista

O chamamento público, que será lançado em breve, vai democratizar a contratação de profissionais e empresas do setor turístico

Com informações de Marcus Mirando | Foto: Katarine Almeida

Em comemoração ao Dia do Agente de Viagem, celebrado em 22 de abril, a Prefeitura de Boa Vista presenteou empresários e profissionais do trade turístico com o chamado ‘Golden Ticket’ (Bilhete de Ouro), remetendo à divertida jornada do filme ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’, clássico dos anos 70. Na ocasião, também foi anunciado um chamamento público que vai democratizar a contratação de profissionais e empresas do setor turístico.

O bilhete concedeu aos convidados uma programação especial, que incluiu um ‘Walk Tour’ (passeio a pé), iniciado pela Intendência de Turismo, localizada na Orla Taumanan, local que abrigava a antiga ‘Fazenda Boa Vista’, onde a cidade de fato nasceu.

O grupo percorreu todo o complexo da orla e ao Espelho D’Água do Parque do Rio Branco e depois pegaram um ônibus para dar início ao ‘City Tour’ (passeio pela cidade). Passaram por pontos revitalizados, a exemplo do Parque Linear Chico do Carneiro, visitaram o Bosque dos Papagaios e por fim, o Teatro Municipal de Boa Vista, considerado um dos mais modernos do Brasil.

Por lá conheceram as principais instalações e salas de espetáculos, a exemplo da Roraimeira, que abriga a maior área de palco da região norte e o Teatro Escola, para espetáculos menores. Toda programação foi guiada por profissionais da área, que atuam na Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). Eles contaram detalhes históricos e atuais sobre os pontos visitados.

“Os agentes de viagem são profissionais essenciais para o setor, pois eles não vendem só passagens, mas também hospedagens, restaurantes, passeios, permeando todo esse trade tão forte economicamente. E nós, como prefeitura, não poderíamos deixar de homenagear, como todos os anos, esse segmento tão importante para a nossa economia”, disse a superintendente de Turismo da Fetec, Alda Amorim.

Nayra Castro é proprietária de uma agência de turismo ecológico e já está no ramo há 5 anos. Para ela, a região tem um enorme potencial para o segmento. “Temos muitas trilhas e cachoeiras incríveis, de fácil acesso e isso faz de Roraima uma tendência para o crescimento da área. Observamos que os próprios roraimenses estão começando a criar o hábito de aproveitar e conhecer as belezas naturais da nossa terra”, disse.

A programação foi encerrada com um coquetel especial, ao som do cantor Neuber Uchôa, grande ícone da música roraimense.

Vem novidade por aí

O chamamento público terá como objetivo o credenciamento de pessoa jurídica para prestação de serviço de guiamento e agenciamento de roteiros turísticos.  A data de publicação do edital, assim como o início das inscrições, será divulgada em breve. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, esta iniciativa vai contribuir bastante com o fortalecimento do turismo local.

“A ideia principal desse credenciamento é facilitar, agilizar e principalmente democratizar contratações, dando oportunidades iguais para profissionais e empresas do segmento turístico que contribuirão para o desenvolvimento do turismo não só em Boa Vista, como em todo o Estado, através da prestação de serviços em eventuais ações promovidas pela prefeitura”, disse o prefeito.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos