Prefeitura de Boa Vista empossa 98 novos servidores na Educação

Ingressaram para o quadro da Secretaria Educação Municipal de Educação e Cultura, 48 assistentes de alunos e 50 cuidadores escolares

Com informações da PMBV | Foto: PMBV

Nesta quinta-feira, 8, Dia Mundial da Alfabetização, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique reforçou o ensino municipal com a posse de 98 novos servidores aprovados nos concursos de 2018 e 2019. Estão ingressando para o quadro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 48 assistentes de alunos e 50 cuidadores escolares. 

Ampliação do quadro de pessoal é essencial em um momento em que a rede de ensino só cresce no município. Hoje são 47 mil alunos nas 126 escolas. Boa Vista está entre as capitais com melhor ensino do Brasil, e segundo o prefeito, isso é resultado dos investimentos no capital humano, que é o que faz a diferença no aprendizado das crianças.

“Essa ampliação é importante, nosso número de alunos vem crescendo ano após ano. Até o momento, são 3 mil novos alunos na rede. Para que possamos continuar atendendo a população de forma adequada, precisamos ampliar o quadro e dar mais condição de trabalho aos profissionais. Já temos planos para 2023, estamos preparando um novo concurso para professores, o que vai fortalecer ainda mais a educação”, disse Arthur.

Ingressando em seu primeiro emprego como assistente de aluno, o jovem Lucas Coimbra, 22 anos, só comemora mais essa conquista em sua vida. “Estou muito feliz em ter conseguido meu primeiro emprego. Sou jovem e estou começando agora, desde que terminei o ensino médio venho estudando para passar em concurso público. Sendo chamado agora, por estar finalmente ingressando no mercado de trabalho. Vai trazer mais segurança financeira e estabilidade”, disse.

Para a cuidadora escolar Suelem Maria, 25 anos, passar em um concurso público é a realização de um sonho. “Sou a primeira concursada da família e a convocação veio em um momento que eu nem esperava. Fazia um tempo que eu tinha feito o concurso e quando recebi o e-mail fiquei muito feliz. Tenho certeza de que vou crescer como profissional e vai ser maravilhoso”, disse.

Educação de Boa Vista é referência para o Brasil

Ensino de Boa Vista saiu da última posição para a 5ª melhor educação entre as capitais brasileiras, segundo IDEB 2019. Resultado dos investimentos feitos nos últimos anos, na valorização profissional e na estruturação das escolas.

Nesta gestão, cerca de 20 escolas municipais recebem obras de ampliação, incluindo a construção de quadras e muros das 12 unidades indígenas e 4 do Campo. Cerca de 600 novos concursados já ingressaram na educação municipal neste um ano e meio. Há ainda a previsão de um novo concurso público, que vai ofertar mais de 700 vagas para professores, dando condições do município reduzir a carga horária dos cuidadores.

Em janeiro deste ano, os profissionais da educação tiveram reajuste salarial de 10,15%. Com a nova Lei da GID (Nº 2.328/2022), mais de 2 mil professores da rede foram beneficiados com as mudanças na legislação. O BV Alfaletrar, criado em 2021, hoje é a ferramenta que está auxiliando alunos com dificuldades de aprendizagem no município.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos