Recuperação de pontes e vicinais vai facilitar escoamento da produção na zona rural de Boa Vista

Cerca de 450 famílias da região de Bom Intento serão beneficiadas com as obras de infraestrutura

Cerca de 450 famílias serão beneficiadas com a revitalização e ampliação de pontes e com a recuperação de estradas na zona rural de Boa Vista, importantes vias de escoamento dos polos de produção da agricultura familiar. A ponte da Vicinal do Bom Intento, com acesso pela rodovia RR 321, é uma das que recebe essas obras de revitalização.

Com as chuvas acima da média deste inverno, a ponte foi danificada em parte de sua estrutura de 10 metros, após desbarrancar uma das cabeceiras. No entanto, as equipes da prefeitura foram mobilizadas e o trecho vai receber uma ampliação de mais 5 metros para garantir mais segurança ao tráfego da região.

Para o produtor de soja Ivo Hoffmann, sem esse trabalho, o escoamento da produção estaria comprometido. “Nosso inverno foi muito rigoroso, com chuvas acima da média. Sem o apoio do município, o escoamento da produção das famílias desta região estaria comprometido. Não conseguiríamos fazer o transporte dessa safra”, disse.

A região também foi contemplada com a recuperação de mais de 500 metros de estrada, que após a conclusão das obras, reduzirá em cerca de 12 quilômetros o tempo atual percorrido pelos produtores da região para fazer o escoamento.

O agricultor familiar Valdemar de Souza relatou que sua maior dificuldade é o escoamento da produção, mas com esse novo trecho as expectativas são as melhores. E já planeja um 2022 com mais novidades de plantio.

“Essa parceria é fundamental para o nosso sucesso. Estou muito feliz em poder continuar produzindo. Além de milho e feijão, vamos iniciar o plantio de mandioca. Com a recuperação da estrada e ampliação da ponte, podemos garantir o escoamento da produção de todas as famílias da região”, comemora.

O diretor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Fábio Guths, destacou que o apoio logístico também é fundamental para o agricultor familiar.

“Sem essa estrutura de suporte com a recuperação de estradas e pontes, o escoamento da produção estaria inviabilizado. Essas famílias não teriam condições de continuar investindo e gerando renda”, disse.

Investimentos – A Prefeitura de Boa Vista tem priorizado o processo de recuperação de pontes, tanto na zona urbana como na zona rural do município. Somente este ano já foram construídas 04 pontes nas comunidades indígenas do Milho, Mauixi e Três irmãos. E foram revitalizadas as pontes do P. A Nova Amazônia e Urubuzinho, na Vicinal do Água Boa. O cronograma de obras de infraestrutura prevê ainda a revitalização e manutenção de mais 16 pontes.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos