Saiba quanto tempo demora para a musculação fazer efeito

Entenda quais são os primeiros resultados dos exercícios físicos no corpo e quando eles começam a aparecer

Por: Minha Vida | Foto: divulgação

Começar a malhar do zero nem sempre é uma tarefa fácil. Apesar de as atividades físicas serem benéficas tanto para a saúde física quanto para a saúde mental, é muito comum que o aluno iniciante encontre dificuldades para se manter empenhado na rotina de treinos.

Porém, um fator que serve de motivação para quem está começando é notar os efeitos dos exercícios o mais rápido possível. Consequentemente, uma das perguntas mais comuns entre os iniciantes é: “se eu começar a treinar agora, quando vou notar as mudanças causadas pela musculação?”.

Primeiros efeitos da musculação

A resposta desta pergunta é simples: os efeitos do treino começam assim que começamos a treinar! No entanto, esses primeiros benefícios não são tão visíveis e não afetam diretamente a aparência física.

Isso porque os resultados iniciais da prática de atividades físicas refletem na saúde geral do corpo. “Há o aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente”, explica a personal trainer Paula Loiola.

Portanto, assim que o aluno inicia os treinos, o cérebro já começa a liberar endorfina, o hormônio responsável pela regulação do bem-estar, promovendo o alívio do estresse, da ansiedade e até dos sintomas da depressão.

Além disso, o equilíbrio calórico também começa a ser melhorado, estimulando o metabolismo do nosso corpo. Dessa forma, o corpo também progride mais rápido, acelerando o desenvolvimento dos músculos e o surgimento das mudanças físicas.

Quando as mudanças físicas começam a ser vistas?

Existem muitas variáveis ​​que influenciam no tempo que levará para começarmos a ver as mudanças físicas provocadas pelos treinos. A princípio, isso depende da intensidade e da frequência dos exercícios.

O peso, a resistência física, a alimentação e a idade do aluno também são fatores que podem impactar no tempo necessário para ver os resultados físicos.

De qualquer forma, no geral, se uma pessoa treina por uma hora três vezes na semana, é possível notar as primeiras mudanças entre quatro e oito semanas. Mas vale ressaltar que isso não significa que, daqui a um mês, o aluno já estará em forma. Na verdade, ele começará a ver pequenas mudanças físicas.

Para alunos iniciantes ou pessoas mais sedentárias, os efeitos podem não começar a ser vistos por um pouco mais de tempo. Mas, geralmente, após seis meses, o corpo terá mudado substancialmente.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos