Resultado em 15 minutos – Teste rápido de malária é realizado nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista

O município apresentou o projeto-piloto de ampliação da rede de diagnóstico da doença, aceito pelo Ministério da Saúde

Por: Redação | Foto: Welika Matos


As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista iniciaram neste mês de novembro, os testes de diagnóstico rápido para malária com resultado em até 15 minutos. Antes, a detecção da doença era feita apenas com o exame gota espessa, conhecido como “exame de lâmina”, e os testes rápidos eram destinados apenas às regiões remotas, como comunidades ribeirinhas e indígenas.

Conforme a prefeitura, o município apresentou o projeto-piloto de ampliação da rede de diagnóstico da doença, aceito pelo Ministério da Saúde, tornando-se a única capital brasileira que oferece teste rápido em unidades de saúde. O Brasil, por meio do Plano Nacional de Eliminação da Malária, tem meta de eliminar a malária até 2035.

Além da agilidade na liberação do resultado, o teste pode ser feito por diferentes profissionais da saúde. “O teste rápido pode ser feito pelo enfermeiro, médico e até mesmo, pelo técnico de enfermagem, que nós já capacitamos. Para atingirmos a meta de eliminação da malária, precisamos testar mais pessoas e assim não ficarmos dependendo apenas do microscopista, único profissional que pode fazer a análise gosta espessa”, disse Creomar Oliveira, supervisor geral de malária de Boa Vista .

Neste primeiro momento de implantação, a testagem rápida pode ser feita nas UBSs Aygara Motta, Jorge André Gurjão Vieira, Pastor Luciano Galdino Rabelo, Hélio Macedo, Délio Tupinambá, Doutor Rubeldimar Maia, Senador Hélio Campos e Raiar do Sol. A previsão é expandir o diagnóstico rápido para todas as UBS de Boa Vista até o fim deste ano.

Teste rápido no Pré-natal

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. Gestantes diagnosticadas com a doença correm risco de o filho nascer com prematuridade, baixo peso, anemia grave, deficiência de crescimento, entre outras complicações.

A testagem rápida, obrigatoriamente, tem composto a lista de exames de pré-natal de mulheres grávidas, acompanhadas nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos