Testes rápidos nas UBSs de Boa Vista permitem diagnóstico de doenças virais em até 30 minutos

Por: Redação | Foto: Arquivo/Semuc


As unidades básicas de saúde (UBS) de Boa Vista oferecem testes rápidos (TR) imunocromatográficos para detecção de doenças virais como Sífilis, HIV, Hepatite B e C. Essa opção de exame é simples, rápida e sigilosa, feita por meio de amostra de sangue, com resultados até 30 minutos, o que permite agilizar o início do tratamento.

Em Boa Vista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) já confirmou 419 casos de Sífilis somente nos primeiros oito meses deste ano, apontando um aumento em relação a 2022, com um total de 400 casos contabilizados.

Toda a população pode realizar os exames nas 32 UBS de Boa Vista. Para fazer o teste rápido é preciso apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS. Além de disponibilizar métodos prventivos, como preservativos, em casos positivos, a Prefeitura oferece os medicamentos para Sífilis em todas as UBSs. Pessoas com HIV podem retirar os antirretrovirais em 18 unidades da capital.

O Ministério da Saúde alerta que a principal forma de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é com o uso de preservativos durante as relações sexuais. Especialistas afirmam que é fundamental evitar a reinfecção e tratar parceiros com testagem, tratamento e orientação.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos