TRE-RR finaliza julgamento de pedidos de registro de candidatura

No total, foram apresentados 612 requerimentos na Justiça Eleitoral roraimense

Com informações da Ascom TRE-RR | Foto: divulgação

Os juízes que compõem o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) concluíram, em sessão realizada nesta segunda-feira (12), o julgamento de 100% dos requerimentos protocolados no Sistema de Candidaturas Módulo Externo – CANDex 2022. 

No total, foram 668 processos, sendo 56 DRAPs (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) e 612 requerimentos individuais. O prazo para julgar todos os pedidos, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, encerra nesta segunda-feira (12), às 23h59. 

De acordo com dados do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, a Justiça Eleitoral roraimense recebeu 612 pedidos de registro de candidatos que pretendem concorrer nas Eleições 2022 aos cargos de governador (5), vice-governador (5), senador (9), suplentes (21), deputado federal (165) e deputado estadual (407).  

Conforme explicou o secretário judiciário do TRE-RR, Elízio Melo, 542 registros foram deferidos; quatro foram deferidos com recurso; 11 indeferidos; 40 indeferidos com recurso e 15 renúncias. Além disso, foram apresentadas 51 ações de impugnações. 

No final da sessão de julgamento, o presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello, agradeceu o empenho e homenageou todos os membros da Corte, advogados, advogadas e Ministério Público. “Parabéns a todos os envolvidos, principalmente os servidores da Justiça Eleitoral, pois sem eles não conseguiríamos esse desiderato”, destacou. 

Para o cargo de governador, foram deferidos os registros dos seguintes candidatos: Antônio Oliverio Garcia de Almeida (PP – Roraima Trabalhando e Deus Abençoando), Fábio Gonçalves de Almeida (PSOL – Federação PSOL/Rede), Juraci Francisco dos Santos (PDT) e Rudson Leite da Silva (PV – Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil PT/PC do B e PV). A candidata Maria Teresa Saenz Surita Guimarães (MDB – Roraima Muito Melhor) teve o registro deferido, mas foi protocolado recurso. 

A cadeira no Senado Federal poderá ser disputada por nove candidatos: Bartolomeu da Silva Tomaz (Federação PSOL/Rede), Ilderson Pereira Silva (PTB), Hiran Manuel Gonçalves da Silva (PP – Roraima Trabalhando e Deus Abençoando), Iran de Oliveira Marinho (PDT), Maurício Costa da Silva (Patriota), Ozeas Costa Colares Júnior (PODE), Romero Jucá Filho (MDB – Roraima Muito Melhor) e Telmário Mota de Oliveira (PROS – Vamos Cuidar Para Roraima Não Parar). O pedido de registro de Helder Girão Barreto (PMN), foi indeferido, mas ele apresentou recurso. 

Para concorrer às oito cadeiras na Câmara Federal, foram registrados 165 pedidos, dos quais 140 foram deferidos; dois deferidos com recurso; cinco indeferidos; 14 indeferidos com recurso e quatro renúncias. Para disputar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa Estadual, 369 candidatos tiveram o registro deferido; um deferido com recurso; cinco indeferidos; 23 indeferidos com recurso e nove renúncias.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos