TJRR realiza 24ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa a partir desta segunda-feira (14)

A 24ª edição inclui oficinas, debates e palestras para conscientizar a população sobre a importância de coibir e prevenir a violência doméstica

Por: Redação | Foto: Nucri TJRR  


Entre os dias 14 e 18 de agosto acontecerá a 24ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais com o finalidade de conscientizar e reforçar o combate à violência doméstica contra a mulher. 

“O evento busca criar dispositivos que assegurem a proteção das mulheres em ambientes de maior vulnerabilidade. Além disso, a Semana também se dedica a estimular discussões e práticas de prevenção à violência doméstica, impulsionando a conscientização em todo país com destaque para nossa região”, afirma a juiza coordenadora da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Suelen Alves.  

A ação ocorre simultaneamente em todo o país, três vezes por ano, nos meses de março, agosto e novembro. Em Roraima, a programação contará com ações educativas, debates e palestras abordando a temática. Confira:

14 de agosto:

9h – Abertura da 24ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

15 de agosto:

10h: Rodas de conversa com colaboradoras terceirizadas nos prédios Administrativo, Criminal, Palácio da Justiça e Fórum Cívil.

15h: Lançamento do edital para a segunda edição do Selo Mulheres Seguras.

16 de agosto:

9h: Divulgação do Estudo Técnico da Lei Nº 14.550, de 19 de abril de 2023, no portal da coordenadoria.

10h: Curso sobre o uso do FONAR em parceria

17 de agosto

15h – Certificação do programa “Maria vai à Escola” no Fórum Cível.

18 de agosto

9h – I Encontro das Patrulhas Maria da Penha do Estado de Roraima 

A SEMANA – O Programa Justiça pela Paz em Casa tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

Iniciado em março de 2015, o Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março – marcando o dia das mulheres -, em agosto – por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) -, e em novembro – quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

O programa também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos