UBS do 31 de Março volta a atender a população completamente reformada

Esta é a segunda unidade de saúde entregue esse ano com recursos próprios do município de Boa Vista

Com informações de Jamile Carvalho | Foto: Andrezza Mariot

A Prefeitura de Boa Vista entregou, na manhã desta sexta-feira, 16, mais uma Unidade Básica de Saúde totalmente reformada. Desta vez a contemplada foi a do bairro 31 de Março que recebeu o nome “UBS Dra. Sandra Maria Lacerda Fernandes”, em homenagem à médica que contribuiu de maneira significativa para saúde municipal.

Esta é a segunda unidade reformada entregue esse ano, com recursos próprios da prefeitura. O prefeito Arthur Henrique destacou que a saúde é um desafio não somente para Boa Vista, mas para o Brasil e que a entrega de mais uma unidade totalmente modernizada, representa melhorias no atendimento à população e mais conforto aos servidores que trabalham na unidade.

“Essa é uma das UBS’s mais antigas, construída em 1981, que passou por reformas ainda na gestão passada. E agora em 2022, estamos entregando uma unidade modernizada no mesmo padrão das que temos construído nos últimos anos. É uma unidade que atende a população de famílias antigas de Boa Vista. Estamos homenageando a Dra. Sandra, pediatra que contribuiu muito com a saúde do município, inclusive com a minha, foi minha pediatra e eu fico feliz e honrado em poder homenageá-la”, disse o prefeito.

A UBS foi construída em 1981, na gestão do ex-prefeito, Major Alcides Rodrigues dos Santos, pai do secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão. O Posto possibilitou à época o atendimento médico da população do bairro, sem necessidade de se deslocar para o Hospital Coronel Mota.

As obras de reforma contemplaram pintura interna e externa, cobertura (novas telhas), recepção (triagem), banheiro para deficientes, sala para agentes comunitários de saúde, grades no muro e janelas, climatização, piso novo, novas instalações elétricas e hidráulicas e calçada com acessibilidade.

Serviços

A UBS conta com diversos serviços oferecidos gratuitamente à população, como: pré-natal, preventivo, planejamento familiar, puericultura, triagem, vitamina A, pesagem, medicação de altura, bolsa família, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, teste do pezinho, dispensação de medicamentos, vacina, consulta médica e enfermagem, serviço odontológico, teste para covid e outros.

A unidade passa a funcionar normalmente na próxima segunda-feira, 19, devido o falecimento do médico que atendia na unidade, Dr. Pedro Luis Matos Leyva, ocorrido na noite de quinta-feira,15. O horário de funcionamento à população é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem interrupção de horário de almoço.

SOBRE A HOMENAGEADA – A Dra. Sandra Maria Lacerda Fernandes contribuiu com área da saúde como servidora federal de Roraima, tendo exercido suas funções no Hospital Cel. Mota e Maternidade Nossa Sra. de Nazaré.

Foi Presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria; fundadora da Unimed Boa Vista. Implantou a primeira Clinica de pediatria privada de Roraima – Clinica São Mateus em 1984. Foi servidora da Secretaria Municipal de Saúde nas UBS´s, Mecejana, Pricumã e São Vicente. Exerceu Pediatria privada na Clinica São Mateus por mais de 37 anos.

O médico urologistaJoão Fernandes, esposo da médica recebeu a homenagem muito emocionado, juntamente com os filhos e neto.

“Pra gente foi uma grande surpresa receber essa homenagem de uma grande profissional, que deu sua vida aqui em prol da saúde da população de Boa Vista e de todo o estado. Ela trabalhou nesta e em várias unidades de saúde de Boa Vista e deixou uma trajetória e um legado digno de ser homenageada. Agradecemos muito”.

UBS´s Reformadas até o momento

UBS Délio Tupinambá (Nova Cidade) (Manutenção)
UBS Jardim Floresta
UBS 31 de Março

Novas UBS´s em construção

UBS Airton Rocha – Pérola
UBS PA Nova Amazônia
UBS Said Salomão/ Pedra Pintada

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos