UBSs de Boa Vista seguem vacinando contra a Influenza, Sarampo e Covid-19

Nesta primeira etapa, os trabalhadores da saúde devem ser imunizados para as duas doenças (Influenza e Sarampo) e os idosos de 60 anos ou mais, apenas contra a Influenza

Com informações de Jamile Carvalho | Foto: Giovani Oliveira

A prefeitura de Boa Vista tem reforçado as ações de vacinação no município. O objetivo é facilitar o acesso da população às vacinas da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) e Sarampo e também as doses contra a Covid-19.

Para isso, a prefeitura está disponibilizando as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina, em horários diferenciados, além das sete, que funcionam em horários estendidos, à noite, e mais os dois pontos drive-thru para receber o público-alvo nesta primeira etapa de campanha.

Nesta primeira etapa, os trabalhadores da saúde devem ser imunizados para as duas doenças (Influenza e Sarampo) e os idosos de 60 anos ou mais devem ser vacinados apenas contra a Influenza.

“Temos proporcionado alternativas para assegurar que as pessoas sem disponibilidade de tempo na semana possam ser vacinadas também aos sábados, nas UBS e pontos drive-thru. É importante que ninguém fique de fora, precisamos reforçar a nossa cobertura vacinal e evitar doenças”, ressalta a superintendente de atenção básica em Boa Vista, Cinthia Brasil.

Já a vacinação contra a Covid-19 está sendo destinada a crianças de 5 a 17 anos, esquema completo (1ª e 2ª doses). O público de 18 anos ou mais deve completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço e as pessoas de 80 anos ou mais e adolescentes de 12 anos ou mais imunossuprimidos devem tomar a segunda dose de reforço ( 4ª dose).

Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina. Os imunossuprimidos devem comprovar a doença, com receita, laudo e outros. Quem estiver com sintomas de qualquer doença na fase aguda, deve aguardar a total recuperação para se vacinar.

A vacina contra a Influenza é trivalente, protege contra três tipos de cepas do vírus (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria). Já a do Sarampo é tríplice viral, que além do sarampo protege contra caxumba e rubéola.

Por recomendação do Ministério da Saúde, as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia e também não é necessário, no caso de adultos, respeitar o intervalo de 15 dias antes ou depois da aplicação da vacina contra a Covid-19.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.