Vacinação contra dengue começa a ser ofertada pelo SUS a partir de fevereiro

Segundo o Ministério da Saúde, vacinação deve se iniciar pelas regiões e grupos prioritários mais afetados

Por: Redação | Foto: José Cruz/Agência Brasil


A vacina Qdenga, que protege contra a dengue, foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizaçao (PNI) em dezembro de 2023 e será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) este ano. As primeiras doses chegam em fevereiro e, inicialmente, terão foco em grupos prioritários e regiões onde há maior incidência da doença. O Brasil será o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante pelo sistema público de saúde.

A Qdenga é uma vacina de vírus atenuado desenvolvida pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma. Em estudos, mostrou eficácia média de 80% para a dengue e mais de 90% em casos graves. De acordo com a Anvisa, é recomendada para pessoas entre 4 a 60 anos, mesmo aquelas que já tiveram dengue, com esquema vacinal de duas doses e intervalo de três meses.

Serão disponibilizadas 5.082 milhões de doses ao longo de 2024, com expectativa de imunizar cerca de 3,1 milhões de pessoas entre fevereiro e novembro, seguindo o cronograma de entrega pela fabricante, sendo 460 mil doses em fevereiro; 470 mil doses em março; 1.650 milhões em maio e agosto. 431 mil doses em setembro e 421 mil doses em novembro.

Dengue em Roraima

Dados do 4º Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) de Roraima, divulgados em dezembro de 2023, apontaram 10 municípios em alerta máximo para as arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Entre eles, Caracaraí (4,3%), Cantá (3,7%), Mucajaí (3,2%), Rorainópolis (2,3%), São Luiz (2,2%), Boa Vista (1,3%), Normandia (1,3%), Alto Alegre (1,2%),  São João da Baliza (1,2%) e Uiramutã (1,1%).

A dengue é a arbovirose de maior incidência em Roraima. Segundo o painel de monitoramento da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), em dezembro houve 3.047 notificações da doença. Destas, 199 casos foram confirmados, 262 considerados prováveis e 2.785 descartados.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos