Violinista italiano Emmanuele Baldini se apresenta em Boa Vista nesta sexta-feira (22)

A vinda do músico a capital é fruto de uma parceria que envolve a prefeitura, o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), o Sesc-RR e a Universidade Federal de Roraima

Com informações da PMBV | Foto: Jonathas Oliveira

O músico italiano Emmanuele Baldini está em Boa Vista esta semana, onde participa de uma série de encontros voltados ao aperfeiçoamento do conhecimento musical. Sua passagem pela capital será concluída com um concerto nesta sexta-feira, 22, a partir das 20h no Teatro Municipal de Boa Vista.

Baldini é Spalla (primeiro-violino) da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), além de fundador do Quarteto Osesp e diretor musical da Orquestra de Câmara de Valdivia (Chile) e da Sphaera Mundi. Nos últimos anos dedicou muitos esforços para valorizar a música brasileira, gravando Sonatas de Guarnieri e Quartetos e Quintetos de Oswald (Biscoito Fino), além de Sonatas de Miguez, Velasquez e Villa-Lobos, etc.

A vinda do músico a Boa Vista é fruto de uma parceria que envolve a prefeitura, o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), o Sesc-RR e a Universidade Federal de Roraima. De acordo com o diretor musical do IBVM, Beany Cabrera, esta é uma grande oportunidade para a comunidade musical de Roraima, especialmente os mais jovens, a ampliarem seus conhecimentos.

“Baldini é um dos músicos mais conceituados do Brasil e do mundo, sendo spalla da OSESP. E através dessa parceria, nós conseguimos trazê-lo para ministrar aulas aos nossos alunos e professores de violino e para se apresentar com a orquestra do IBVM”, disse. 

Programação – Nesta quarta-feira, 20, às 19h, Baldini participa de uma mesa redonda no auditório do Curso de Música da UFRR, para debater as questões que envolvem a política musical do Estado, saber quais as deficiências e dificuldades existentes e o que devemos sonhar ou ambicionar na área da música.

“A presença do Baldini nesse debate é muito importante pois ele é parte de uma das instituições mais importantes do Brasil, a Osesp, referência de uma instituição musical muito bem estruturada, com um prestígio internacional. E olhando para a realidade vivida em Roraima, ele pode apontar quais os caminhos a seguir, para a gente também construir a realidade musical de Roraima”, disse o maestro Luciano Camargo, professor do curso de Música da UFRR e que vai reger os concertos com o músico italiano. 

Na quinta-feira, 21, às 19h30, no auditório do Sesc, o Coral da UFRR, junto à Orquestra do IBVM, vai apresentar a cantata “Mar tranquilo e Próspera viagem (op. 112), de Ludwig Von Beethoven, para mostrar ao Baldini um pouco do trabalho que é feito de canto coral no Curso de Música. “Ele também poderá interagir diretamente com os alunos do curso, falando sobre questões musicais, estudo do instrumento”, ressaltou Luciano.

Finalmente, na sexta-feira, 22, a partir das 20h, será apresentado ao público, um concerto com obras de Félix Mendelssohn ePiotr Ilitch Tchaikovski, tendo Baldini como solista e regência do maestro Luciano Camargo. Serão interpretados o Concerto para Violino em Mi menor (Mendelssohn) e a Serenata em Dó para Orquestra de Cordas (Tchaikovski).

O concerto terá caráter beneficente e os ingressos poderão ser retirados ao valor de R$ 20 mediante entrega de um quilo de alimento não perecível. Os pontos são a sede do IBVM (Rua da Tangerineira, 411 – Caçari – IBVM) e o Sesc Mecejana (Rua Jaranã, S/N – Mecejana – Sesc Mesa Brasil), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos