Baby Spa, horta comunitária e memorial para as vítimas de Covid-19: conheça os projetos da vereadora Regiane Matos

Em oito meses de mandato, a vereadora apresentou cinco projetos na Câmara Municipal de Boa Vista; um deles já foi sancionado e os demais estão passando pelas comissões

Por: Bruna Cássia

Dar continuidade aos projetos desenvolvidos na UBS Aygara Motta e buscar expandi-los para outras unidades de Boa Vista: este foi o principal objetivo da administradora Regiane Matos ao se candidatar para vereadora nas eleições de 2020.

Com a vitória, logo ela e a equipe começaram os trabalhos para a elaboração desses projetos, que anteriormente, beneficiaram muitas pessoas.

Um deles é o Baby Spa que consiste em realizar hidroterapia e Shantala, feitos pelos próprios pais. A Shantala, por exemplo, é uma massagem de origem indiana feita para relaxar os bebês com toques em todo corpo inclusive no rostinho.

Um dos benefícios é promover o relaxamento, aliviar cólica, melhorar a qualidade do sono e até fortalecer o sistema imunológico. Além disso, reforça o vínculo afetivo entre os pais e o bebê.

“O projeto visa criar um vínculo maior entre o bebê e os pais. Acontece de a mãe precisar deixar o filho aos cuidados de outra pessoa e acaba não tendo essa aproximação e com o Baby Spa, por meio da shantala, é possível reforçar essa aproximação”, explicou a vereadora.

O projeto foi criado pela Regiane na época em que era diretora da UBS, da qual iniciou a atuação em 2011 e foi construído com recursos próprios e em parceria com a Vara de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA).

Considerado algo inovador, o Baby Spa chamou atenção de pessoas de outros estados e até países que vieram a Boa Vista só para conhecer as instalações.

Atualmente, o projeto na unidade, que está situada no bairro Cidade Satélite, está parado por conta da pandemia da Covid-19. É por isso que a vereadora viu a importância de tentar expandir a ideia para que ela não se perca.

“Sabemos que não é possível instalar este projeto nas mais de 30 unidades de saúde por conta dos custos de manutenção, então a ideia é expandir para cada macroárea do município, que neste caso, são oito”, acrescentou.

Na câmara, o projeto está passando pelas comissões, assim como o da Horta Comunitária – Quem planta, colhe. Também oriundo da UBS Aygara Motta, a horta era cultivada por idosos da região. Toda a colheita era usada para fazer as refeições na unidade e os participantes do projeto também poderiam levar os produtos para casa.

O público da terceira idade também participa do programa Home Fitness, outro projeto iniciado na unidade e que foi levado para a Câmara e consiste na elaboração de atividades físicas para este público.

Com a pandemia, a atividade é realizada por videoconferência e recebeu o apoio de Regiane. “Eu montei kits de exercícios com faixa elástica, fita, copo e álcool em gel e distribui para cada participante”. Ao todo, foram 35 kits.

Tendo como bandeiras de luta a saúde, educação, social, agricultura e os direitos humanos, a vereadora também criou um projeto voltado para fortalecer o atendimento a crianças autistas.

Atualmente, existe atendimento para esse público no Centro Municipal Integrado de Educação Especial, conhecido como Centrinho, mas segundo a vereadora, o local atende a todos os tipos de condições e o ideal é que tivesse um especializado para quem tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O objetivo é assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para quem tem TEA, visando a sua inclusão social”, acrescentou a vereadora.

Aprovação

Em sessão no dia 18 de maio, a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei da vereadora Regiane Matos, que cria um memorial em homenagem aos servidores municipais que morreram em decorrência da Covid-19.

Segundo a vereadora, o PL já foi sancionado pela Prefeitura de Boa Vista e agora está sendo estruturado. A ideia é criar várias unidades em pontos específicos da cidade e expandir a homenagem para a população em geral.

Quem é Regiane Matos

A vereadora Regiane Matos é formada em Administração pela Faculdade Estácio da Amazônia e tem especialização em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto Sírio Libanês.

Iniciou a carreira trabalhando no Hospital da Criança Santo Antônio e em 2011 assumiu a diretoria da UBS Aygara Motta, no bairro Cidade Satélite, local em que desenvolveu esses projetos sociais, além da hidroginástica para gestante. Em 2016, ela recebeu o certificado de Diretora de Destaque.

“Todos os projetos são voltados para a promoção de saúde das pessoas, focando no estilo de vida e promovendo mudanças na maneira de pensar e agir dos grupos de idosos, gestantes e em especial da primeira infância”, informou.

Atualmente, é líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na Câmara; vice-presidente da Comissão de Políticas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Idosos e Pessoa com Deficiência, e vice-presidente da Comissão da Agricultura da Casa.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos