Consumidores contam com orientações do Procon Boa Vista durante Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas

A intenção do mutirão é incentivar a negociação de dívidas vencidas e possibilitar a resolutividade da situação de inadimplência de centenas de consumidores

Com informações de Marco Aurélio Santos | Foto: Giovani Oliveira

Uma ótima oportunidade para aqueles que estão com o pagamento de dívidas em atraso, o Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas começou nesta segunda-feira (7) e segue até o dia 31 por meio da plataforma Consumidor.gov.br.

Ao todo, mais de 160 instituições financeiras participam do Mutirão que ainda conta com o apoio da Proconsbrasil, Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON e Procons. A ação ocorrerá por meio dos canais internos dos bancos e pela plataforma de mediação de conflitos.

Na plataforma, o consumidor deve fazer o registro e aguardar a geração do login e senha. Em seguida, deverá relatar o problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas, informando as condições que poderá pagar o valor devido.

O banco ou instituição financeira terá o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor. Ao fim desse prazo para resposta do fornecedor, o consumidor terá o prazo de 20 dias para avaliar o retorno.

“A intenção do mutirão é incentivar a negociação de dívidas vencidas e possibilitar a resolutividade da situação de inadimplência de centenas de consumidores. É importante que o consumidor aproveite o mutirão para quitar suas dívidas e sair do vermelho, voltando para o mercado de consumo com a sua saúde financeira em dia”, disse a secretária executiva de Defesa do Consumidor – Procon Boa Vista, Sabrina Tricot.

Consumidor também terá acesso a orientação financeira 

Além da negociação de dívidas, o consumidor terá acesso, no período, ao conteúdo exclusivo de orientação financeira preparado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com sugestões de gerenciamento do orçamento doméstico, troca de dívidas mais caras por mais baratas e informações de como evitar o superendividamento de risco. O acesso poderá ser feito por meio da plataforma “Meu Bolso em Dia” no link https://meubolsoemdia.com.br.

A Plataforma é totalmente gratuita e possui trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário, com informações sobre índices de Saúde Financeira do Brasileiro, recomendação de conteúdo e, ainda, resgate de incentivos.  Ou seja, os consumidores conseguirão acumular pontos no decorrer do seu aprendizado e resgatar incentivos exclusivos, oferecidos pelos bancos, de acordo com cada perfil de cliente.

Importante ressaltar e esclarecer aos consumidores que poderão ser negociadas as dívidas em atraso que foram contratadas com bancos ou financeiras, sendo aquelas que estão em nome de uma pessoa natural (física) e aquelas que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis por exemplo.

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá solicitá-las por e-mail procon@boavista.gov.rr.br, no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista: http://portalcidadao.prefeitura.boavista.br/ ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627, no período de 8h às 14h.

O Procon Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (Antigo Terminal do Caimbé) – avenida dos Imigrantes Nº 1612, 1º andar, Buritis. O atendimento presencial está sendo realizado por agendamento via Portal cidadão da Prefeitura Municipal de Boa Vista.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos