Especialistas apontam áreas mais lucrativas para empreender em 2023

Setores que estiveram em crescimento no ano de 2022 devem seguir com mais crescimento, demandas e lucros no ano que se inicia

Por: Assessoria | Foto: arquivo


Quem deseja mudar em 2023, investindo no seu lado empreendedor, pode apostar em segmentos lucrativos como deliveries, vendas on-line, inteligências artificiais em geral, áreas de cobranças e educação. A aposta é do professor da Estácio, Flávio Guimarães, especialista em gestão, empreendedorismo, recrutamento e seleção. Para ele, todos estes setores estiveram em crescimento no ano de 2022 e devem seguir com mais crescimento, demandas e lucros no ano que se inicia.

Sobre por onde começar a empreender, Flávio explica que a principal mentalidade a ter, quando se deseja empreender é a crença que é possível empreender e lucrar no Brasil. “Creia, sonhe, trace planos e veja se tornar realidade”, motiva o especialista.

Em termos técnicos, ele comenta que além da positividade é necessário, ainda, elaborar planos de negócios que vão apresentar uma margem de certeza se o segmento é bom ou se tende a melhorar. “Obter esse tipo de planejamento nos traz uma porcentagem de 80% a 90% de viabilidade de qualquer negócio”, explica o especialista da Estácio. “Dessa forma, buscar orientações em órgãos como Sebrae e consultorias particulares podem impactar positivamente qualquer negócio desde o início”, completou.

Para quem não quer arriscar em novos ramos, Flávio orienta a investir em segmentos que já se mostraram lucrativos desde a pandemia, como é o caso da construção civil; funções de teletrabalho, em que os funcionários podem ficar em sistema híbrido, trabalhar parte em casa e parte no escritório; telemedicina; petshops e as empresas de painéis solares. “Este último tem movimentado muito o mercado, por conta dos constantes aumentos na tarifa da energia elétrica”, acrescenta.

“Então, para quem não deseja arriscar numa nova, pode investir nesses segmentos que já estavam em pleno crescimento desde a pandemia”, disse o professor.

Já o especialista em Administração Estratégica e professor de gestão da Estácio, Claudimir Matos preparou quatro dicas para quem quer tirar o projeto do papel em 2023:

1 – Entenda o potencial do mercado digital e como ele pode revolucionar o seu negócio

Muita gente ainda é cética com as possibilidades de expansão do negócio por meio de redes sociais. Ter um perfil nas redes não necessariamente significa trazer mais clientes. Colocar cardápio do restaurante no seu instagram por si só não traz mais venda, isso pode servir como uma parte da estratégia, mas não como estratégia completa. Por isso, a primeira dica é entender como as redes sociais podem alavancar o seu negócio.

2 – Saia da zona de conforto do seu negócio

Tente atrelar mais serviços ao que você oferece. Exemplo: um barbeiro pode trabalhar como consultor na abertura de outras barbearias, pode ensinar em cursos livres novas técnicas do ramo, além de criar a sua própria marca de produtos de beleza. Quanto mais produtos e serviços estiverem relacionados à sua marca, melhor será a possibilidade de geração de renda com a sua marca.

3 – Invista forte no delivery

Essa é uma atuação que explodiu na pandemia e continuará em forte expansão ainda em 2023, muito devido às novas rotinas criadas nos últimos 2 anos. Muitos negócios atualmente, principalmente no ramo da alimentação, já atuam sem a necessidade de pontos físicos abertos ao público. Dark Kitchen é um conceito onde os funcionários de um restaurante preparam refeições exclusivamente para o serviço de delivery, não possuindo loja com mesas e cadeiras. O delivery continuará em alta em 2023.

4 – Pense no cliente

Pense se o que você está fazendo gera algum valor ou faz alguma diferença para quem você quer vender. Grandes marcas fecharam porque não prestaram atenção às mudanças dos hábitos dos seus clientes, influenciados pela modernidade e pela globalização. Entender as expectativas e tratar bem o seu cliente é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Se sua empresa não muda com o mundo ela fica para trás, por isso faça pesquisas frequentemente, se coloque no lugar do cliente, seja receptivo às críticas, interaja com o público e entenda a jornada do consumidor.

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