Ex-aluno do IBVM é selecionado para o Instituto de Música de Tatuí, em São Paulo

Luis Araújo está ganhando o Brasil com seu talento

Por: Semuc | Foto: Welika Matos/PMBV


O jovem Luís Araújo, que iniciou sua carreira musical no Instituto Boa Vista de Música (IBVM) da prefeitura, está vivendo o sonho de muitos profissionais da área. Prestes a completar 18 anos, ele passou a estudar no Instituto de Música de Tatuí, em São Paulo, um dos conservatórios mais importantes do Brasil.

De férias em Boa Vista, o músico está participando de uma série de eventos do IBVM e destaca o apoio que recebeu. “Comecei a tocar flauta no IBVM e logo me apaixonei. Com o tempo, conheci a viola clássica e passei a me dedicar. Fazer parte do instituto transformou minha vida. Na escola também evolui muito, inclusive na leitura. Na vida, aprendi a ter respeito e hoje tenho um futuro. Foi lá que ganhei meu primeiro instrumento e foi com ele que fui selecionado para o conservatório”, disse.

Quem está só orgulho é a mãe do garoto, a comerciante Luany Araújo, que incentiva a carreira do filho e reconhece a importância do apoio que ele recebeu do projeto da prefeitura. “Quando ele entrou no IBVM, não esperava que fosse se envolver tanto, mas foi o que aconteceu. Ele se dedicava muito nos ensaios. Hoje ele mora perto de um grande centro que abre portas para se tornar um grande músico. Estamos muito felizes, emocionados e gratos ao IBVM e a prefeitura” disse.

O maestro Rafael Hans, coordenador da orquestra do IBVM, foi um dos grandes incentivadores de Luís e compara a história do jovem com a dele. “Eu, por exemplo, comecei no instituto ainda criança, com 9 anos de idade e hoje sou coordenador. Assim como muitos outros professores que cresceram no projeto e ganharam uma profissão e um futuro. O IBVM abre portas para os jovens aprenderem música e entrarem no mercado de trabalho”, ressaltou.

O IBVM – O Instituto foi criado em 2005, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), com a proposta de democratizar o ensino da música na cidade. O IBVM tem exercido a missão de levar música, de forma gratuita, em suas diversas vertentes – desde o popular até o erudito – para crianças, adolescentes e jovens.

Conta com diversos projetos, dentre eles: Orquestra de Câmara, Orquestra de Violões, Orquestra de Flautas, Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, Banda Municipal e Banda Realce. Hoje, são cerca de 900 integrantes, distribuídos em quatro polos da capital

CONSERVATÓRIO DE TATUÍ – O Conservatório de Tatuí, em São Paulo, tem mais de 60 anos de formação e difusão cultural. Está entre uma das escolas de música mais respeitadas da América Latina e cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus mais de 50 cursos regulares distintos, todos gratuitos, têm duração média de sete anos e seus alunos sempre se destacam em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos da atualidade foram formados no Conservatório.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos