Fisiatria veterinária: Especialidade médica dá qualidade de vida a animais de estimação em Boa Vista

Dalila Bortolini, recém formada em medicina veterinária, busca título de especialista na área e inova no cenário boavistense

Por Isaque Santiago | Foto: arquivo pessoal

A fisiatria, especialidade médica que trata pacientes com doenças variadas que são capazes de causar algum tipo de incapacidade como dores na coluna, tendinite, bursite, osteoporose e fibromialgia, é algo muito comum nos dias de hoje. O que muitos não imaginam é que a mesma especialidade existe no mundo animal. A fisiatria veterinária trabalha a terapia física e a reabilitação ortopédica e neurológica trazendo muitos benefícios e mais qualidade de vida para o animal.

Inovando na área em Boa Vista, a médica veterinária Dalila Bortolini vem se especializando em fisiatria veterinária e tem conquistado espaço na cidade. Ela se formou em medicina veterinária há sete meses. Mesmo antes de concluir o curso, ela começou a buscar a especialização em fisiatria.

Médica veterinária Dalila Bortolini
(Foto: arquivo pessoal)

“Sempre tive um tino por coisas diferentes, coisas que a gente não encontrava aqui, que não eram fáceis de achar. Logo no início do curso tive o contato com a fisiatria veterinária e foi amor à primeira vista. Comecei a pesquisar e estudar um pouco mais sobre o assunto”, relatou.

O primeiro contato com a fisiatria veio nos dois últimos anos do curso de medicina veterinária, quando Dalila começou um estágio com um ortopedista veterinário. “Comecei a acompanhar muitas cirurgias e comecei a ver os pós-operatórios e como seria bom ter uma especialização nessa área, de cuidar daquele pós-operatório, do quanto aquilo acrescentaria pro tratamento daquele animal”, recordou a veterinária. 

Com o incentivo do ortopedista, Dalila começou a fazer cursos em São Paulo para se especializar na área. “Comecei a fazer muitos cursos, a estudar muito, a pesquisar sobre a área, equipamentos, como fazia, o que fazia e fui me envolvendo cada vez mais. Tudo isso antes de me formar em medicina veterinária, fiz todos esses cursos como acadêmica. Estou buscando meu título de especialista, mas já faço atendimentos nessa área, tenho todos os equipamentos e suporte que preciso”, disse.  

Dalila atende em um centro veterinário, mas também faz atendimentos em domicílio. “Também atendo pacientes que estão internados em outras clínicas em que a internação já tem indicação de fisiatria. Tento devolver o máximo possível dos movimentos de um animal que está paralisado. Eu tento tirar a dor daquele animal que vive em casos de dor crônica ou mesmo uma dor aguda. Trago de volta a mobilidade, os movimentos, trato as articulações com algum tipo de problema como artrose, inflamações ou qualquer coisa do tipo”, declarou.

A fisiatria trabalha na terapia física e reabilitação
ortopédica dos animais (Foto: arquivo pessoal)

Uma das primeiras pacientes de Dalila foi a própria cachorrinha, a Marie. “Ela tem uma degeneração articular e ela foi a razão de eu estudar a fisiatria e fui pegando cada vez mais gosto. Faço clínica de animais de pequeno porte e os meus atendimentos basicamente hoje são de fisiatria veterinária”, disse. 

A veterinária explicou que a fisiatria atende todos os tipos de animais, não apenas cães e gatos. “A minha formação, os meus cursos em si, são tanto para pequenos animais, como também para animais exóticos e de companhia. Trato de cães e gatos, mas já cuidei também de aves e roedores.

Quanto ao mercado em Boa Vista, Dalila afirmou que para toda nova especialidade que surge existe uma certa demanda, mas também encontra uma certa resistência, muitas vezes pela falta de conhecimento das pessoas. 

“As especialidades veterinárias sofrem ainda mais com isso, porque é incomum para muita gente principalmente aqui em Roraima, é fora da realidade ter médicos veterinários com especialização, então acaba ficando um pouco desconhecido ou as pessoas não imaginam muito o que é fisiatria veterinária. É engraçado essa surpresa das pessoas de que aquilo exista, de que seja real, mas estou aqui para abrir esse mercado e cuidar cada vez mais dos animais”, pontuou. 

1 thought on “Fisiatria veterinária: Especialidade médica dá qualidade de vida a animais de estimação em Boa Vista

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos