Mais de 2,3 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 durante “Viradinha da Vacina”
O evento incentivou e orientou sobre a vacinação do público infantil. A ação também coincidiu com o retorno das aulas presenciais recentemente
Com informações de Edson Ribeiro | Foto: Andrezza Mariott e Giovani Almeida
Mais de 2,3 mil pessoas foram vacinadas neste sábado (19) durante a “Viradinha da vacina contra a Covid-19”, promovida pela Prefeitura de Boa Vista. O público alvo da ação foi o infantil, contemplando crianças de 5 a 11 anos de idade. No entanto, também foram vacinadas pessoas do público adulto nos dois pontos disponibilizados: Praça do Centro Cívico e Parque Germano Sampaio. Mais de 350 servidores municipais estiveram envolvidos na ação.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, são vacinadas em média 150 crianças por dia nos 15 pontos de vacinação destinados a esse público. Durante a Viradinha da Vacina, que teve duração de 12 horas, 998 crianças tiveram a oportunidade de serem imunizadas contra a Covid-19, valor que corresponde a uma semana inteira de vacinação. Completando o total de vacinados, ainda foram imunizados 170 adolescentes, 1.013 adultos e 49 idosos.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Boa Vista, Francinete Rodrigues, a ação serviu de incentivo e demonstrou a importância da vacina no combate à doença. Além de atingir um número expressivo de vacinados, a Viradinha serviu para levar informações sobre a campanha e incentivou as pessoas a se imunizarem.
Outro ponto destacado por Francinete, é que a ação foi promovida poucos dias após o retorno das aulas. Assim, voltam às salas de aula um número maior de crianças imunizadas.
“Foi uma grande programação que chamou a atenção da população e sensibilizou as pessoas, além de mostrarmos a importância da vacinação. Nós sabemos que os resultados são positivos quando a gente visualiza os números de hospitalizados e óbito que foram diminuídos por causa da vacina. Foi um saldo positivo sim, foram quase mil crianças vacinadas em apenas um dia. Isto sem falar na vacinação do público adulto com mais de mil vacinados”, destacou Francinete.
Programação cultural
A programação contou com diversas intervenções para animar a criançada, shows musicais, intervenções culturais e apresentações artísticas, que além de valorizar os artistas locais, tornou o evento interativo e mais divertido.
As intervenções culturais foram apresentadas em toda a área do evento, nos dois pontos de vacinação. Se apresentaram: Banda Betel, JM Jazz, Dj Anderson, Grupo Curupira, Juninho Pegada, Maktube – Boi, Dj Stay Box, Palhaço Xuxu, Anne Louise Sanfoneira, Gabriel Carreiro, Dhitania, Dj Grazziano, Pegada de Patrão, Confete e Serpentina e Locombia.