Programa Mais Médicos – Boa Vista amplia atendimento na saúde com mais 45 novos profissionais

O município de Boa Vista é referência em Atenção Primária e modelo nacional para a implantação de políticas públicas na área da Saúde

Por: Redação | Foto: Leo Costa


Nesta terça-feira (19), em cerimônia de acolhimento no auditório do Palácio 9 de Julho, a Prefeitura de Boa Vista recebeu 45 novos médicos do programa Mais Médicos pelo Brasil, do governo federal, que atuarão na Atenção Primária (APS) pelos próximos quatro anos na capital roraimense. Os profissionais se somarão aos 75 médicos que passaram a compor o quadro do município desde julho deste ano.

A secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, comentou sobre a chegada dos novos médicos e o investimento em melhoria dos atendimentos na saúde com a implementação do “APS do Futuro”, que passou de 42% para 76% de cobertura, com previsão de chegar a 100% até o fim do ano.

“Nós estamos vivendo um momento de reestruturação da Atenção Primária à Saúde de Boa Vista. A chegada desses 45 novos médicos faz parte de um plano para ampliar o número de equipes de saúde da família e atender a todas as áreas de maneira completa”, disse.

APS do Futuro – O município de Boa Vista é referência em Atenção Primária e modelo nacional para a implantação de políticas públicas na área da Saúde, já apresentando impactos significativos na vida da população desde o início de sua implantação, como a diminuição das filas de espera para atendimento, exames e ampliação dos horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Desde julho, a gente saiu de 35 médicos para 110. Isso efetivamente significa dizer que triplicamos o número de ofertas de consultas médicas. Possivelmente a população já está sentindo. É uma realidade. E em breve, os atendimentos serão feitos por equipes multiprofissionais, nas UBSs e em domicílio. Todos saberão quem é seu médico, a quem devem se reportar, pois teremos profissionais suficientes para oferecer um serviço de melhor qualidade”, pontuou Rayssa Triani, superintendente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), sobre os primeiros resultados e próximos passos do plano APS do Futuro.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos