Saiba onde encontrar atendimento psicológico na rede pública de saúde em Boa Vista
Além dos serviços de atendimento, também foi implantado uma Central telefônica que auxilia no apoio psicológico
Por Jamile Carvalho| Foto: PMBV
No dia 27 de agosto é celebrado o Dia do Psicólogo. E esta data reforça também a preocupação que a Prefeitura de Boa Vista tem no que se refere à saúde mental. Por isso, conta com serviços de atendimento e acolhimento a todos, tanto a população como os servidores da rede municipal.
Uma dessas iniciativas é a Central de Acolhimento Psicológico Emergencial (CAPE), que foi uma medida que a Secretaria de Saúde encontrou para ouvir a população que necessita de apoio psicológico, desde o início da pandemia.
“Esse canal tinha sido criado para atender exclusivamente as pessoas com síndromes depressivas ou em sofrimento, devido a covid-19. Porém, devido as demandas, ampliamos o serviço para os servidores e população geral. É uma ferramenta que tem proporcionado muito a melhoria da saúde mental de todos”, ressalta o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.
Na central, acessível por meio do telefone 3621-1000, são feitas em média 30 solicitações por mês, com três psicólogos responsáveis por prestar o acolhimento necessário. Depois de identificada a demanda, é feito o encaminhamento, de acordo com a necessidade de cada pessoa, sempre em alinhamento com as Redes de Atenção Psicossocial (RAP).
Para manter a mente saudável, a prefeitura também disponibiliza 15 unidades básicas de saúde (veja a lista abaixo), que fazem esse acolhimento e encaminhamentos necessários. Além disso, há o atendimento online, individual e em grupos, voltado para os servidores da prefeitura.
Além das UBS, a prefeitura dispõe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) para onde são encaminhados os casos graves, persistentes e severos, como esquizofrenia, transtorno de Borderline, ideação suicida permanente, entre outros.
Atendimentos – De janeiro até o dia 24 de agosto foram feitas 5.399 consultas.
Telemedicina – A SMSA possui ainda convênio com Hospital Albert Eistein para consultas psiquiátricas e neurológicas. Esses atendimentos são feitos por meio dos encaminhamentos das UBS para a SMSA, que agenda o procedimento com os especialistas, em teleconferência.
Dicas – Para manter a mente saudável, é preciso também manter um hábito saudável com alimentação, boa higienização do sono, praticar exercício físico e realizar tarefas prazerosas.
Confira as unidades de saúde com atendimento psicológico
- UBS Hélio Macedo – Jardim Caranã
- UBS Aygara Motta – Cidade Satélite
- UBS Edna Diniz – Aeroporto
- UBS Mariano de Andrade – Caranã
- UBS Silvio Botelho – Paraviana
- UBS Mecejana – Atendimento on-line, individual e em grupos – para servidores
- UBS Silvio Leite
- UBS Jorge A. Gurjão – Laura Moreira/Cidadão
- UBS Asa Branca
- UBS Olenka Macellaro – Caimbé
- UBS Cinturão Verde
- UBS Buritis
- UBS Santa Luzia
- UBS Sayonara Dantas – Senador H. Campos
- UBS Rubeldimar Maia – São Bento
- UBS Raiara do Sol