Sede do Núcleo de Educação em Urgências do Samu-BV é inaugurada

Além da rede municipal, espaço deve atender outras instituições do estado que trabalham com o atendimento de urgência e emergência

Por: Redação | Foto: Jonathas Oliveira


Nesta segunda-feira (28), foi inaugurada a sede do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Boa Vista. Utilizado para formação, capacitação, habilitação e educação continuada para os socorristas, o núcleo conta com dois laboratórios de simulação realística, duas salas de aula, auditório para 65 pessoas, sala de reunião, de coordenação e almoxarifado.

A equipe é composta por 65 socorristas e quatro unidades móveis, sendo uma de Suporte Avançado de Vida, com equipe de médico, enfermeiro e condutor socorrista, e três de Suporte Básico de Vida, com grupo de técnico em enfermagem e condutor socorrista.

O diretor do Samu-BV, Luciano Coutinho, afirma que o novo espaço vai contribuir com os treinamentos dos profissionais. “Desde 2015, a gente vem trabalhando de maneira itinerante. E agora, com nossa sede própria, vamos trabalhar com mais afinco, tendo cursos numa agenda anual para que possamos cumprir de maneira mais tranquila. Com isso, qualificar a assistência de urgência e emergência aqui na nossa cidade”, contou.

De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), a instituição é um equipamento fundamental para a saúde do município. “Essa estrutura é adequada e passa a ser referência no Estado de Roraima. É o melhor suporte para a formação em serviços de urgência e emergência do estado, e que obviamente vai funcionar de portas abertas para todas as instituições que precisam de um ambiente como esse para fazer treinamentos”, disse.

Funcionando desde 2008, o Samu-BV já atendeu mais de 60 mil ocorrências entre janeiro de 2016 e dezembro de 2023. Atualmente, em média, são registrados 900 acionamentos mensais, entre pacientes emergenciais vítimas de traumas, enfermidades graves e situações de risco à vida.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos