Alunos da rede municipal de Boa Vista passam por avaliação dignóstica

A ideia é que o resultado desse mapeamento auxilie o município na criação de um modo de ensino que atenda as necessidades dos alunos

Por: Redação | Foto: Giovani Oliveira


Cerca de 27 mil alunos de 60 escolas da rede municipal de Boa Vista farão uma Avaliação diagnóstica em Rede, aplicada desde quarta-feira (24). Com questões criadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), os resultados vão direcionar na criação de um modo de ensino que atenda as necessidades dos alunos.

Nesta quarta-feira (24), as provas, que acontecem de forma simultânea em todas as unidades do município, foram aplicadas para turmas de 2° e 3° ano do ensino fundamental. Hoje, dia 25 de abril, foi a vez dos estudantes do 4° e 5° ano.

As questões são fundamentadas na na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na Proposta Curricular Municipal do Ensino Fundamental de Boa Vista e na proposta pedagógica do material didático do programa de ensino estruturado e englobam os assuntos estudados nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, tanto do atual ano letivo quanto, do anterior.

Para a professora da Escola Municipal Jardim das Copaíbas, Jusiany Freitas, a avaliação diagnóstica ajuda os professores a compreenderem o cenário educacional das turmas e entenderem quais metodologias são eficientes. “Com essa prova, vamos observar quais aspectos devemos melhorar e focar nossa atenção para atender as dificuldades dos alunos da melhor forma possível, pois cada um assimila os assuntos de modos e em ritmos diferentes”, afirmou.

A avaliação ajuda os professores a compreenderem o cenário educacional

Alunos com deficiência visual contam com provas com texto ampliado e apoio de educadores para suporte na leitura.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos