Ciclone extratropical pode afetar norte do AM e Roraima

O volume de chuva pode ultrapassar 50 mm em áreas do noroeste do Amazonas e norte de Roraima

Por: Amazonas1 | Foto: Inmet/Divulgação


Um ciclone extra tropical pode causar tempestades e chuvas intensas no norte do Amazonas, sul e norte de Roraima nos próximos dias, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um “alerta amarelo” e destacou o “perigo potencial” de tempestades e de chuvas intensas.

A previsão é que as chuvas intensas ocorram nesta terça-feira (12), entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A precipitação nesses estados é causada pelo transporte de umidade.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A formação de um ciclone extratropical está associada a uma frente fria que deve avançar para além do sul, em áreas do sudeste e centro-oeste. As fortes chuvas devem atingir os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos